Quarta, 31 de Dezembro de 2025 07:08
75 98160-8722
Política POLITICA

“Venho da periferia e sei da importância do movimento negro para as comunidades”, diz vereador Petrônio Lima

A sessão solene homenageou sacerdotes e sacerdotisas do culto afro, jornalistas, radialistas, músicos e outros profissionais que valorizam a causa e a cultura afro-brasileira.

24/09/2021 16h53 Atualizada há 4 anos
Por: Reginaldo Junior Fonte: Redação
Foto: Marcio Garcez / Ascom CMFS
Foto: Marcio Garcez / Ascom CMFS

Aconteceu na Câmara Municipal de vereadores de Feira de Santana, nesta quinta-feira (23), a sessão especial em comemoração ao Dia Municipal da Beleza Negra e do Sacerdote e Sacerdotisa. A homenagem foi requerida pelo vereador Petrônio Lima (Republicanos) e aprovada pela Casa. O evento teve a organização do Odungê (Núcleo Cultural Educacional e Social Quilombola), que tem em sua presidência a ativista Lourdes Santana.

A sessão solene homenageou sacerdotes e sacerdotisas do culto afro, jornalistas, radialistas, músicos e outros profissionais que valorizam a causa e a cultura afro-brasileira.

As Deusas do Ébano, Negra Jhô e Gerusa Menezes, o vereador em Salvador e professor de Economia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) Silvio Humberto, o ex vereador de Feira de Santana Marivaldo Barreto, os jornalistas Girlanio Guirra, Raphael Marques, os cantores e compositores Léo Laranja, Roberto Kuelho e Libu do Reggae entre outras personalidades ganharam homenagem durante a sessão.

Durante seu discurso, o vereador Petrônio Lima falou da sua satisfação em viabilizar a sessão especial. “Não poderia deixar de, como vereador, ser autor desse requerimento para homenagear a periferia e a comunidade negra. Sou evangélico e isso não importa porque Deus não veio ao mundo para fazer exceção de pessoa”.

Nascido e criado em bairro periféricos de Feira de Santana, Petrônio falou ainda da sua identificação com o movimento negro da cidade.

“Desde de criança gostei da musicalidade e som do reggae, que conheci através do cantor feirense Tonho Dionorina, no clipe de Porrada de Polícia que passava na TV. Me identifico com o movimento negro, que representa tanto a cultura da nossa cidade. Sei das dificuldades e problemas que as comunidades passam, todos os dias e a importância que o movimento negro tem para essas pessoas”, falou o vereador.

Estiveram presentes na sessão, Celso Lima representando os deputados José de Arimateia e Marcio Marinho, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer Jairinho Carneiro, Naron Vasconcelos e os vereadores Silvio Dias, Lu de Ronny Jhonatas Monteiro.

O vereador Petrônio Lima faz parte da comissão de reparação, direitos humanos, defesa do consumidor e proteção à mulher.

Por conta da pandemia, a Sessão Solene teve o acesso restrito, obedecendo a capacidade de lotação do espaço e seguindo o acordo e as normas sanitárias de contenção da propagação da Covid-19. A atividade foi transmitida através do canal Ascom Câmara Feira, no Youtube. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.