Boca de Forno News
Cerca de 31 milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca, o equivalente a 15% da população. A reportagem entrevistou o médico neurologista Matheus Gaspar, que explicou o que é a famosa dor de cabeça.
"Enxaqueca é uma doença em que o paciente tem pré-disposição a ter dores crônicas recorrentes, diferente de outros tipos de dores que são provocados por tumor e derrame, por exemplo. É uma doença crônica que geralmente acomete mais as mulheres do que os homens, e acaba incomodando muito", disse.
De acordo com ele, a realidade da enxaqueca nas mulheres pode está associada ao período menstrual. Nesse sentido, as mulheres estão mais sujeitas a terem dores de cabeça do tipo enxaqueca, justamente pela mudança dos hormônios durante o ciclo menstrual.
Segundo o neurologista, a privação do sono, a alta luminosidade, stress e má alimentação são outros fatores que agravam o problema. Hábitos do dia-a-dia podem agravar as enxaquecas, como a dependência da cafeína (substância presente no café).
Ainda conforme o médico, como se já não bastasse o medo da Covid-19 em si, a pandemia tem gerado um aumento na frequência das crises de enxaqueca nos pacientes. Matheus destacou que a doença também pode ser hereditária.
A enxaqueca é um distúrbio que acomete, em sua maioria, a população jovem entre 25 e 45 anos. De acordo com o Global Burden of Disease Study, a enxaqueca é o segundo distúrbio neurológico mais prevalente em todo o mundo.
Informações do repórter Reginaldo Lima
Proibição STF conclui votação que proíbe realização de aborto por enfermeiros
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Alerta Jovem morre após usar medicamento para disfunção erétil antes de jogar futebol; urologista alerta para os riscos do uso recreativo
Nova policlínica Secretário Rodrigo Matos assina termo de convênio para construção da nova Policlínica Municipal de Feira de Santana
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
São Félix Bahia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol 
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsas



