Terça, 26 de Agosto de 2025 06:26
75 9 9702 9169
Saúde Enxaqueca

31 milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca; o equivalente a 15% da população

Mulheres estão mais sujeitas a terem dores de cabeça do que homens

30/08/2021 19h19 Atualizada há 4 anos
Por: Fonte: Boca de Forno News
31 milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca; o equivalente a 15% da população

Boca de Forno News

Cerca de 31 milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca, o equivalente a 15% da população. A reportagem entrevistou o médico neurologista Matheus Gaspar, que explicou o que é a famosa dor de cabeça. 

"Enxaqueca é uma doença em que o paciente tem pré-disposição a ter dores crônicas recorrentes, diferente de outros tipos de dores que são provocados por tumor e derrame, por exemplo. É uma doença crônica que geralmente acomete mais as mulheres do que os homens, e acaba incomodando muito", disse.

De acordo com ele, a realidade da enxaqueca nas mulheres pode está associada ao período menstrual. Nesse sentido, as mulheres estão mais sujeitas a terem dores de cabeça do tipo enxaqueca, justamente pela mudança dos hormônios durante o ciclo menstrual.

Segundo o neurologista, a privação do sono, a alta luminosidade, stress e má alimentação são outros fatores que agravam o problema. Hábitos do dia-a-dia podem agravar as enxaquecas, como a dependência da cafeína (substância presente no café). 

Ainda conforme o médico, como se já não bastasse o medo da Covid-19 em si, a pandemia tem gerado um aumento na frequência das crises de enxaqueca nos pacientes. Matheus destacou que a doença também pode ser hereditária.

A enxaqueca é um distúrbio que acomete, em sua maioria, a população jovem entre 25 e 45 anos. De acordo com o Global Burden of Disease Study, a enxaqueca é o segundo distúrbio neurológico mais prevalente em todo o mundo.

Informações do repórter Reginaldo Lima

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.