Boca de Forno News
A síndrome de Haff, ou doença da urina preta, é causada por uma necrose muscular e esquelética, originando uma urina escura acompanhando de uma intensa dor renal. Segundo a médica Maricelia Maia, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, a doença ocorre após ingestão de pescado contaminado.
"A doença causa muita dor por conta da necrose muscular, provocando uma fraqueza. A inflamação das fibras musculares causa um quadro de dor extrema. Uma das características da doença é a urina preta, o que pode levar à problemas renais e multi-manifestações clínicas. Ela está relacionada a ingestão de peixes intoxicados. A gente recomenda e orienta as pessoas a verificarem a procedência dos alimentos observando o armazenamento e coloração", diz a especialista.
Três pessoas foram diagnosticadas com a Doença de Haff em Alagoinhas. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade no sábado (21), depois de ter recebido a notificação da Vigilância Epidemiológica municipal na última quinta-feira (19). Em Feira de Santana, o último caso registrado da síndrome aconteceu em 2019.
Como a eliminação dessa toxina é feita pelos rins, muitas pessoas acabam tendo até insuficiência renal, por isso especialistas reforçam a importância de se procurar um atendimento médico o quanto antes, para que a toxina possa ser eliminada o mais rapidamente possível e cause menos danos aos rins. Qualquer pessoa pode ser contaminada pela doença do “xixi preto” e não tem como ser evitada.
Informações do radialista Luiz Santos
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Tempo nublado