Boca de Forno News
A síndrome de Haff, ou doença da urina preta, é causada por uma necrose muscular e esquelética, originando uma urina escura acompanhando de uma intensa dor renal. Segundo a médica Maricelia Maia, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, a doença ocorre após ingestão de pescado contaminado.
"A doença causa muita dor por conta da necrose muscular, provocando uma fraqueza. A inflamação das fibras musculares causa um quadro de dor extrema. Uma das características da doença é a urina preta, o que pode levar à problemas renais e multi-manifestações clínicas. Ela está relacionada a ingestão de peixes intoxicados. A gente recomenda e orienta as pessoas a verificarem a procedência dos alimentos observando o armazenamento e coloração", diz a especialista.
Três pessoas foram diagnosticadas com a Doença de Haff em Alagoinhas. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade no sábado (21), depois de ter recebido a notificação da Vigilância Epidemiológica municipal na última quinta-feira (19). Em Feira de Santana, o último caso registrado da síndrome aconteceu em 2019.
Como a eliminação dessa toxina é feita pelos rins, muitas pessoas acabam tendo até insuficiência renal, por isso especialistas reforçam a importância de se procurar um atendimento médico o quanto antes, para que a toxina possa ser eliminada o mais rapidamente possível e cause menos danos aos rins. Qualquer pessoa pode ser contaminada pela doença do “xixi preto” e não tem como ser evitada.
Informações do radialista Luiz Santos
Proibição STF conclui votação que proíbe realização de aborto por enfermeiros
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Alerta Jovem morre após usar medicamento para disfunção erétil antes de jogar futebol; urologista alerta para os riscos do uso recreativo
Nova policlínica Secretário Rodrigo Matos assina termo de convênio para construção da nova Policlínica Municipal de Feira de Santana
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
São Félix Bahia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol 
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsas



