Quinta, 28 de Março de 2024 13:14
75 9 9702 9169
Saúde HEMOBA

Hemoba incentiva doação de sangue com hora marcada em meio a pandemia

Confira as novas regras de doação em meio a realidade da Covid-19:

11/06/2021 12h47 Atualizada há 3 anos
Por: Fonte: Boca de Forno News
Hemoba incentiva doação de sangue com hora marcada em meio a pandemia

Boca de Forno News

A campanha Junho Vermelho, de incentvio à doação de sangue, está sendo promovida pela Prefeitura de Feira de Santana em parceria com o Hemoba. Devido à pandemia da Covid-19, a unidade está atendendo os doadores com hora marcada.

De acordo com a coordenadora do Hemoba, a biomédica Marilene de Souza, o banco continua precisando de doações de sangue, principalmente neste período de pandemia onde foi observado uma baixa no estoque. Segundo ela, o impacto da Covid-19 nos hemocentros não é uma característica exclusiva de Feira de Santana, mas de todo o Brasil.

Para doar sangue em Feira, basta agendar preenchendo o formulário disponível no site: www.hemoba.ba.gov.br, enviar um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou por meio de ligação para o telefone: (75) 3614-1556.

Marilene de Souza diz que, o sangue tipo O positivo é prioridade na coleta, pois é compatível com todos os outros tipos. A coordenadora do Hemoba explica as novas regras de doação em meio a realidade do coronavírus:

Os interessados devem pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Já no caso de doação de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 55 anos. É necessário estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores, e não podem estar em jejum.

Além de estar em boas condições de saúde, o voluntário NÃO pode ter tido contato com pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado para o Coronavírus e estar fora do grupo de risco para a doença. Os voluntários que foram infectados pelo Coronavírus e desejam doar, devem aguardar 30 dias após a recuperação.

As pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19, devem aguardar 48 horas após aplicação de cada dose, no caso da CoronaVac, e 7 dias após aplicação de cada dose de AstraZeneca ou Pfizer.

Informações do repórter Reginaldo Lima

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.