Boca de Forno News
A campanha Junho Vermelho, de incentvio à doação de sangue, está sendo promovida pela Prefeitura de Feira de Santana em parceria com o Hemoba. Devido à pandemia da Covid-19, a unidade está atendendo os doadores com hora marcada.
De acordo com a coordenadora do Hemoba, a biomédica Marilene de Souza, o banco continua precisando de doações de sangue, principalmente neste período de pandemia onde foi observado uma baixa no estoque. Segundo ela, o impacto da Covid-19 nos hemocentros não é uma característica exclusiva de Feira de Santana, mas de todo o Brasil.
Para doar sangue em Feira, basta agendar preenchendo o formulário disponível no site: www.hemoba.ba.gov.br, enviar um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou por meio de ligação para o telefone: (75) 3614-1556.
Marilene de Souza diz que, o sangue tipo O positivo é prioridade na coleta, pois é compatível com todos os outros tipos. A coordenadora do Hemoba explica as novas regras de doação em meio a realidade do coronavírus:
Os interessados devem pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Já no caso de doação de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 55 anos. É necessário estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores, e não podem estar em jejum.
Além de estar em boas condições de saúde, o voluntário NÃO pode ter tido contato com pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado para o Coronavírus e estar fora do grupo de risco para a doença. Os voluntários que foram infectados pelo Coronavírus e desejam doar, devem aguardar 30 dias após a recuperação.
As pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19, devem aguardar 48 horas após aplicação de cada dose, no caso da CoronaVac, e 7 dias após aplicação de cada dose de AstraZeneca ou Pfizer.
Informações do repórter Reginaldo Lima
Saúde HGCA alerta para impacto da violência no trânsito, com internações que podem custar até R$ 5 mil por dia
Diabetes Diabetes cresce 135% no Brasil em 18 anos
Saúde Pandemia? Infectologista explica riscos de novo surto viral no Brasil
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (25) falou sobre morte súbita x ataque cardíaco
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados 
Mín. 23° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 35°
Tempo nublado



