Quarta, 03 de Dezembro de 2025 11:25
75 98160-8722
Feira de Santana Câmara de Feira

Após questionamento de vereador, Colbert retira pedido de urgência em "projeto dos honorários"

Advogado, Sílvio Dias (PT) questiona Procuradoria Geral do Município

22/04/2021 17h52
Por:
Após questionamento de vereador, Colbert retira pedido de urgência em

Está retirado o pedido de regime de urgência, pelo Executivo, ao projeto de lei que propõe a destinação dos honorários advocatícios referentes a causas ganhas pelo Município aos seus procuradores e subprocuradores. O prefeito Colbert Martins encaminhou ainda nesta quinta (22) ofício à Câmara com este comunicado logo após o vereador Sílvio Dias (PT) advertir ao procurador geral Carlos Alberto Moura Pinho  - que explicou a matéria na Tribuna Livre da Casa - quanto a impertinência da medida. "Não é um caso de urgência. Estamos em uma pandemia. Não há como mostrar à população que o assunto é de tamanha importância", diz o petista. Ele revela concordar, no mérito, com a proposição. 

Também advogado, além de policial rodoviário federal, Sílvio Dias faz questionar a inclusão do chefe de Gabinete da Procuradoria Geral no rateio desses recursos. "Ele não advoga", argumenta. O vereador entende, ainda, que a remuneração deve ser cumprida a partir do início deste ano, não devendo considerar processos transitados e julgados em exercícios anteriores, até para não provocar reclamações de antigos procuradores municipais que se sintam prejudicados. Acredita que "milhões" estejam depositados nos cofres da Prefeitura relativo a honorários de ações vencidas pela Procuradoria. 

Sobre esses questionamentos, Moura Pinho diz que não há necessidade de estabelecer período de alcance da lei caso o projeto seja aprovado, visto que o Código Civil é claro quanto ao tempo de prescrição geral, no âmbito jurídico,  correspondente a cinco anos. Quanto a participação do chefe de Gabinete no rateio da remuneração, ele explica que o objetivo é incluir o máximo de pessoas envolvidas nos processos judiciais do Município.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.