O governo federal incluiu pessoas com o vírus HIV/Aids entre os grupos prioritários para receber a vacina contra a covid-19. A inserção foi comunicada em nota divulgada pelo Ministério da Saúde nessa 3ª feira.
A medida vai constar na atualização do cronograma do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, prevista para ser publicada no início de abril.
De acordo com a nova orientação, HIV/Aids passa a ser considerada uma comorbidade. Pacientes que convivem com o vírus com idade de 18 a 59 anos, portanto, terão prioridade na vacinação. O limite de idade foi definido pelo fato de as pessoas com 60 anos ou mais já estarem contempladas no grupo dos idosos.
“A partir dessa iniciativa será possível reduzir o impacto da pandemia nesse grupo, especialmente em relação ao risco de hospitalização e óbito, e respeitar o conceito de equidade do SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirma o Ministério da Saúde.
Na nota, a pasta diz ainda que a medida segue “novas evidências científicas publicadas sobre o risco de desfechos negativos da covid-19 em pessoas vivendo com HIV”.
Desde janeiro, portadores do vírus já estavam incluídos na previsão de vacinação de pessoas com comorbidades, mas havia a exigência de testes de contagem de linfócitos T CD4 menor que 350.
Os dados das pessoas com HIV/Aids serão incluídos automaticamente no Conecte-SUS. No entanto, também será possível comprovar a condição apresentando relatório médico, exames, receitas de antirretrovirais e prescrição médica.
Com informações da Agência Brasil.
Saúde Novembro Azul: Prefeitura de Feira de Santana disponibiliza mais de 5 mil vagas para consultas e exames gratuitos
Saúde Bahia é contemplada com dez novas ambulâncias para reforçar serviço do SAMU e transporte de pacientes
Saúde Feira de Santana recebe primeira carreta de cardiologia do Brasil para ampliar acesso a exames especializados pelo SUS
Vacinação Pessoas de até 59 anos de idade poderão se vacinar contra a meningite
Saúde Governo investe R$ 22,1 milhões em unidades de saúde no Recôncavo
Saúde Feira de Santana vai ganhar Centro Especializado de Reabilitação com investimento de R$ 13 milhões do Estado 
Mín. 20° Máx. 37°
Mín. 21° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Parcialmente nublado


