O governo federal incluiu pessoas com o vírus HIV/Aids entre os grupos prioritários para receber a vacina contra a covid-19. A inserção foi comunicada em nota divulgada pelo Ministério da Saúde nessa 3ª feira.
A medida vai constar na atualização do cronograma do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, prevista para ser publicada no início de abril.
De acordo com a nova orientação, HIV/Aids passa a ser considerada uma comorbidade. Pacientes que convivem com o vírus com idade de 18 a 59 anos, portanto, terão prioridade na vacinação. O limite de idade foi definido pelo fato de as pessoas com 60 anos ou mais já estarem contempladas no grupo dos idosos.
“A partir dessa iniciativa será possível reduzir o impacto da pandemia nesse grupo, especialmente em relação ao risco de hospitalização e óbito, e respeitar o conceito de equidade do SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirma o Ministério da Saúde.
Na nota, a pasta diz ainda que a medida segue “novas evidências científicas publicadas sobre o risco de desfechos negativos da covid-19 em pessoas vivendo com HIV”.
Desde janeiro, portadores do vírus já estavam incluídos na previsão de vacinação de pessoas com comorbidades, mas havia a exigência de testes de contagem de linfócitos T CD4 menor que 350.
Os dados das pessoas com HIV/Aids serão incluídos automaticamente no Conecte-SUS. No entanto, também será possível comprovar a condição apresentando relatório médico, exames, receitas de antirretrovirais e prescrição médica.
Com informações da Agência Brasil.
Proibição STF conclui votação que proíbe realização de aborto por enfermeiros
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Alerta Jovem morre após usar medicamento para disfunção erétil antes de jogar futebol; urologista alerta para os riscos do uso recreativo
Nova policlínica Secretário Rodrigo Matos assina termo de convênio para construção da nova Policlínica Municipal de Feira de Santana
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
São Félix Bahia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 33°
Tempo limpo



