Boca de Forno News
No Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, o número de doadores de órgãos tem diminuído desde o início da pandemia de Covid-19, o que faz aumentar a espera de pacientes na fila do transplante. Em entrevista ao Boca de Forno News, a integrante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOT) do HGCA, enfermeira Ana Andreia Pinho, relatou que o número número de doações de despencou durante a pandemia.

"Não apenas no Clériston Andrade, mas a doação de órgãos no mundo diminuiu bastante por conta da pandemia", informou. De acordo com ela, no grupo dos órgãos mais doados, estão o fígado, coração, córnea e rins.
Entre os principais fatores que justificam a queda dos transplantes é a determinação de suspender as doações para proteger os receptores de serem contaminados pelo Coronavírus em hospitais ou de pessoas suspeitas de infecção.
Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, ao mesmo tempo em que o número de doações caiu em cerca de 20% no Brasil, a taxa de mortalidade de quem está na fila de espera aumentou de 10 a 30%.
A doação de órgãos de pessoas que morreram por conta da Covid-19 tem restrições, de acordo com norma técnica publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2020. De acordo com a norma técnica, que serve como recomendação à rede hospitalar brasileira, pacientes com Covid-19 confirmada por teste não podem fazer a doação, com “contra-indicação absoluta”.
Informações do radialista Nivaldo Lancaster
Saúde Depressão funcional: o sofrimento invisível que te mantém ativo
Proibição STF conclui votação que proíbe realização de aborto por enfermeiros
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Alerta Jovem morre após usar medicamento para disfunção erétil antes de jogar futebol; urologista alerta para os riscos do uso recreativo
Nova policlínica Secretário Rodrigo Matos assina termo de convênio para construção da nova Policlínica Municipal de Feira de Santana
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo



