Terça, 26 de Agosto de 2025 09:36
75 9 9702 9169
Saúde HGCA

Número de doadores de órgãos diminui desde o começo da pandemia no Clériston Andrade

"A pandemia afetou muito o número das doações", diz enfermeira do HGCA

20/03/2021 11h21 Atualizada há 4 anos
Por: Fonte: Boca de Forno News
Número de doadores de órgãos diminui desde o começo da pandemia no Clériston Andrade

Boca de Forno News

No Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, o número de doadores de órgãos tem diminuído desde o início da pandemia de Covid-19, o que faz aumentar a espera de pacientes na fila do transplante. Em entrevista ao Boca de Forno News, a integrante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOT) do HGCA, enfermeira Ana Andreia Pinho, relatou que o número número de doações de despencou durante a pandemia.

"Não apenas no Clériston Andrade, mas a doação de órgãos no mundo diminuiu bastante por conta da pandemia", informou. De acordo com ela, no grupo dos órgãos mais doados, estão o fígado, coração, córnea e rins.

Entre os principais fatores que justificam a queda dos transplantes é a determinação de suspender as doações para proteger os receptores de serem contaminados pelo Coronavírus em hospitais ou de pessoas suspeitas de infecção.

Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, ao mesmo tempo em que o número de doações caiu em cerca de 20% no Brasil, a taxa de mortalidade de quem está na fila de espera aumentou de 10 a 30%.

A doação de órgãos de pessoas que morreram por conta da Covid-19 tem restrições, de acordo com norma técnica publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2020.  De acordo com a norma técnica, que serve como recomendação à rede hospitalar brasileira, pacientes com Covid-19 confirmada por teste não podem fazer a doação, com “contra-indicação absoluta”.

Informações do radialista Nivaldo Lancaster

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.