Sábado, 08 de Novembro de 2025 09:36
75 98160-8722
Geral Receita

Receita Federal em Feira de Santana segue fazendo regularização de CPF por e-mail

Receita Federal em Feira de Santana segue fazendo regularização de CPF por e-mail

15/04/2020 00h56
Por: bocadeforno

Cerca de 1,2 mil servidores da Receita Federal em todo o país participaram, entre os dias 10 e 12 de abril, de um mutirão de regularização de CPF. Foram atendidas mais de 90 mil solicitações de regularização e no início desta segunda-feira (13), restavam pouco mais de 7 mil pedidos não analisados.

Na Bahia, 28 funcionários responderam cerca de 6 mil solicitações por e-mails, durante o feriado. E os atendimentos seguem sendo realizados pela Caixa corporativa de email.

“Caso o contribuinte esteja com algum dado incorreto, no próprio site tem a possibilidade do contribuinte solicitar, a alteração regularização ou até fazer a sua inscrição do CPF caso ainda não tenha. Caso o atendimento não seja conclusivo no próprio site, nós indicamos um atendimento alternativo, através de uma caixa corporativa de email: atendimentorfb.05@rfb.gov.br”, orientou o Delegado Samuel Pereira.

Parceiros da receita federal, também estão dando orientações através das redes sociais. Como os alunos da UEFS, UNIFSCS e FAMAM, através do instagram nos perfis: @NafUEFS , @NafUnifacsfsa e @NafFamam.

 “Em virtude da pandemia, boa parte do nosso quadro de funcionários aqui, são do grupo de risco, então nós não temos efetivo para atender a população de uma maneira segura. Atendendo as recomendações do Ministério da Saúde e da OMS, nós só temos duas agências com atendimento, que é Jacobina e Juazeiro, então nós orientamos que o cliente de Feira busque as alternativas q estão a sua disposição”, informou o delegado.

O e-mail corporativo começou a funcionar no dia 19 de março para evitar que os contribuintes saíssem de casa durante a pandemia da covid-19. A procura pelo serviço aumentou nos últimos dias por conta do cadastro para o auxílio emergencial oferecido pelo governo federal em decorrência da crise causada pela situação de emergência. Um dos requisitos para o recebimento do benefício é a regularidade cadastral no CPF.

“De fato o governo teve um programa de auxílio emergencial que cruza os dados com alguns parâmetros do CPF, entre eles se a situação do CPF está regular, data de nascimento, nome da mãe, e se o contribuinte está interessado no benefício. Estando em desacordo com esses cruzamentos o estado informa os dados no app da caixa econômica”, pontuou Samuel.

A Receita diz ainda que é importante que o cidadão verifique, no ato do preenchimento do aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial, se o seu nome, o de sua mãe e sua data de nascimento coincidem com os dados constantes na base da Receita Federal.

“Já respondemos 6 mil mensagens nesse feriado, com 28 servidores em plantão, e nós constatamos que o contribuinte não estava conseguindo fazer a solicitações porque ele não estava disponibilizando os dados necessários. Lembrando que é importante no email especificar o que ele quer”, disse o delegado.

Foto: Reprodução PMFS

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.