Quarta, 03 de Dezembro de 2025 16:02
75 98160-8722
Feira de Santana IPTU

Desconto de IPTU por captação e uso de água da chuva, 1º projeto de 2021 na Câmara de Feira

PL é de autoria do vereador Pedro Américo

25/02/2021 08h36
Por:
Desconto de IPTU por captação e uso de água da chuva, 1º projeto de 2021 na Câmara de Feira

O primeiro projeto de lei apresentado nesta nova legislatura na Câmara de Feira de Santana é de autoria do vereador Pedro Américo (DEM) e tem o objetivo de conceder desconto sobre o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o contribuinte que faça captação e uso da água da chuva em imóveis residenciais ou comerciais. O Projeto de Lei Complementar de número 01/2021 estipula redução de 5% no tributo para aquele que cumpra esta iniciativa.

Em um dos  artigos, o "IPTU Azul", como é denominada a proposta,  especifica o que são os sistemas de captação de água da chuva e de seu uso - consistem na captação e armazenamento em reservatório para utilização no próprio imóvel e na utilização da água, após o devido tratamento, para atividades que não exijam que o recurso seja potável. A execução dessas medidas  será passível de fiscalização a qualquer tempo para fins de manutenção do benefício.

Destaca-se no projeto que os interessados em obter este benefício devem protocolar o pedido e a justificativa no órgão municipal competente para devida avaliação do imóvel. O cancelamento do benefício, todavia, poderá ocorrer quando o proprietário inutilizar o motivo que levou à concessão do desconto no IPTU, bem como quando o contribuinte tornar-se inadimplente de uma das parcelas do imposto, em caso de parcelamento.

O autor diz que a iniciativa já é adotada em outras cidades brasileiras, inclusive em Salvador, e visa estimular práticas sustentáveis com a água em Feira de Santana. Como exemplo, ele indica que, nos  condomínios, empresas e também residências onde os responsáveis venham a aderir ao projeto, podem captar e reutilizar água da chuva para cuidar da grama e dos seus jardins.

Esta proposta deverá ser discutida, inicialmente no parecer da Comissão de Constituição e Justiça,  na próxima sessão ordinária da Casa Legislativa. Esta semana, as atividades de plenário foram suspensas devido ao crescimento de casos do coronavírus no município.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.