O primeiro projeto de lei apresentado nesta nova legislatura na Câmara de Feira de Santana é de autoria do vereador Pedro Américo (DEM) e tem o objetivo de conceder desconto sobre o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o contribuinte que faça captação e uso da água da chuva em imóveis residenciais ou comerciais. O Projeto de Lei Complementar de número 01/2021 estipula redução de 5% no tributo para aquele que cumpra esta iniciativa.
Em um dos artigos, o "IPTU Azul", como é denominada a proposta, especifica o que são os sistemas de captação de água da chuva e de seu uso - consistem na captação e armazenamento em reservatório para utilização no próprio imóvel e na utilização da água, após o devido tratamento, para atividades que não exijam que o recurso seja potável. A execução dessas medidas será passível de fiscalização a qualquer tempo para fins de manutenção do benefício.
Destaca-se no projeto que os interessados em obter este benefício devem protocolar o pedido e a justificativa no órgão municipal competente para devida avaliação do imóvel. O cancelamento do benefício, todavia, poderá ocorrer quando o proprietário inutilizar o motivo que levou à concessão do desconto no IPTU, bem como quando o contribuinte tornar-se inadimplente de uma das parcelas do imposto, em caso de parcelamento.
O autor diz que a iniciativa já é adotada em outras cidades brasileiras, inclusive em Salvador, e visa estimular práticas sustentáveis com a água em Feira de Santana. Como exemplo, ele indica que, nos condomínios, empresas e também residências onde os responsáveis venham a aderir ao projeto, podem captar e reutilizar água da chuva para cuidar da grama e dos seus jardins.
Esta proposta deverá ser discutida, inicialmente no parecer da Comissão de Constituição e Justiça, na próxima sessão ordinária da Casa Legislativa. Esta semana, as atividades de plenário foram suspensas devido ao crescimento de casos do coronavírus no município.
Reforma do prédio Câmara de Feira de Santana prorroga por 30 dias Comissão que apura paralisação da reforma do prédio do Legislativo
Feminicídio Lula lamenta crimes e cobra reação dos homens contra feminicídio
big bags Maior fábrica de big bags do país aporta em Feira de Santana gerando 1.100 empregos diretos
gestão pública Feira de Santana avança na agenda de gestão pública com adesão ao Programa Nacional de Gestão e Inovação
Tragedia Bebê de 2 meses morre na Upa da Queimadinha após suspeita de maus-tratos
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana 
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas



