Sexta, 16 de Abril de 2021 22:36
75 9 9842 0146
Feira de Santana Saúde

Secretaria de Saúde solicita credenciamento de oito equipes de Saúde da Família

Com a mudança novos serviços serão implantados

24/02/2021 21h08
17
Por: Gabriel Dallas Fonte: PMFS
Secretaria de Saúde solicita credenciamento de oito equipes de Saúde da Família

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana solicitou ao Ministério da Saúde o credenciamento de mais oito equipes de saúde da família. O pedido vai atender a necessidade de transformar quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Estratégias de Saúde da Família (ESF).

Serão elas: Baraúnas (2 equipes), Serraria Brasil (2 equipes), Cassa (3 equipes) e Subaé (1 equipe). As principais mudanças serão o modelo de assistência e serviços, com ampliação da carga horária e quantitativo de profissionais, oferecendo assistência individualizada.

Os equipamentos vão passar por adequações, podendo inclusive mudar de endereço. Para isso, um levantamento está sendo feito e vai avaliar as condições e necessidades estruturais. 

Cada equipe será composta por médico clínico geral, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde, auxiliar administrativo, serviços de gerais, agente de portaria e nas unidades que possuem consultório odontológico terão cirurgião dentista e auxiliar.

Novos serviços

Além disso, vai contar com apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), composto por educador físico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e assistente social.

Serão incluídos serviços de prevenção, como grupos de gestantes, diabéticos, hipertensos, adolescente e entre outros. Bem como todas as linhas de cuidado à saúde mental, mulher, idoso e criança. O atendimento domiciliar também será um importante serviço adicionado.

"Algumas unidades terão até três equipes, aumentando a capacidade de atendimentos. As consultas com médico por exemplo passarão de uma vez por semana, para oito turnos por semana", explica o secretário de Saúde, Edval Gomes.

Ainda de acordo com ele, a mudança vai distribuir melhor os atendimentos nas áreas de cobertura, proporcionando mais acesso da população. Outras unidades também passarão por este processo de migração das UBS para ESF.

Os profissionais que já atuam nessas unidades, se tiverem interesse em continuar, terão carga horária ampliada.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.