O incêndio ocorrido há poucos dias na Lagoa Grande II, no distrito da Matinha, pode ter sido proposital. A informação é do chefe de Educação Ambiental, João Dias. Ele esclarece que, embora o Governo Municipal não tenha responsabilidade por esses incêndios pelo fato desses mananciais não fazerem parte de áreas públicas, essa é uma questão preocupante.
"O que aconteceu na Matinha, segundo relato de moradores, é que pessoas atearam fogo nessa vegetação de forma criminosa. Não temos como identificar quem foi. A nossa preocupação maior é que isso vem acontecendo com frequência. Já são três anos seguidos", afirma o ambientalista da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam).
Ele lembra que, em 2020, atearam fogo nas lagoas do Subaé, Salgada I, que fica na av. Noide Cerqueira, e Salgada II, na Matinha, atribuindo isso a expansão imobiliária. "São áreas cobiçadas", diz.
De acordo com o chefe de Educação Ambiental, o município tem aproximadamente 60 lagoas, nas quais a Semmam desenvolve ações de preservação e conscientização. João Dias ressalta que população tem um papel importante em denunciar as degradações ambientais.
"Quando existe uma queimada próximo a uma lagoa ou rio, os prejuízos são irreparáveis para o ecossistemas – seres vivos e o ambiente”, pontua.
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta quarta-feira (11)
Feira de Santana Prefeitura reúne empresários para discutir regularização de outdoors e combater poluição visual em Feira
Expofeira 2026 Expofeira 2026 deve movimentar mais de R$ 100 milhões e terá melhorias na estrutura, afirma secretário
Licitação Prefeitura de Feira lança edital para construção do Hospital Municipal com gestão por PPP
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta terça-feira (10)
Feira de Santana Garantia Safra mais que dobra número de beneficiários e passa a atender cerca de 1.300 agricultores em Feira 
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 36°
Parcialmente nublado



