“A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir”. A frase do respeitado educador e escritor Rubem Alves foi destacada pela diretora Geruza Ferreira Ribeiro de Souza, durante a cerimônia de entrega da Escola Municipal Adenil da Costa Falcão à comunidade do bairro Brasília, na manhã desta quarta-feira, 7. A unidade de ensino ganhou uma nova sede, construída no mesmo padrão arquitetônico das novas escolas da Rede Municipal de Educação.
Uma solenidade rápida, observando os cuidados de biossegurança e as medidas de distanciamento social – uso de máscaras e número reduzido de pessoas – contou com a presença de um aluno, representantes dos pais, professores, funcionários, do secretário de Educação, Justiniano França, e alguns membros da sua equipe.
“Essa escola foi o sonho desta comunidade e da equipe escolar. Sabemos que a transformação da educação só existe quando existem sonhos e as condições para realizá-los. Temos aqui um prédio novo, que é de grande importância para todos, mas ele não representa nada se não houver a dedicação que reconhecemos nesta equipe pedagógica”, destaca Justiniano.
O prédio, que é inteiramente novo, conta com sete espaçosas e ventiladas salas de aula, biblioteca, Sala de Recursos Multifuncionais para atender aos estudantes com deficiência, sala de professores, diretoria, secretaria, copa, cozinha, despensa, depósito para material pedagógico e de limpeza, banheiros masculinos e femininos (inclusive, para pessoas com deficiência), banheiro para funcionários e estacionamento. A unidade de ensino recebeu mobiliário de qualidade e mais colorido, contando também com um parquinho para as crianças.
“Dediquei a maior parte da minha vida à educação e desde 2012 estou atuando como gestora da Escola Adenil Falcão. Já passamos por alguns prédios, mas sonhamos com o nosso próprio espaço, que pudesse comportar o crescimento desta escola. Durante este processo, continuamos nos dedicando e dando o nosso melhor, pois se cuidarmos bem da educação, todos se beneficiam. Estamos muito felizes com esta conquista”, conta a professora Geruza Ferreira.
A Adenil Falcão tem uma história tradicional no bairro Brasília. A professora Ana Carolina de Jesus, por exemplo, foi estudante da escola ainda na Educação Infantil. “Estudei nos meus primeiros anos aqui mesmo e, quando comecei a trabalhar, estive aqui como monitora do Programa Música na Escola. Passado algum tempo, entrei como professora com um contrato via ‘REDA’. E depois, como professora efetiva. Sempre voltei para esta escola por acreditar no trabalho desta equipe”, destaca.
A nova sede tem capacidade para atender a uma demanda de 500 estudantes, em regime de dois turnos. Nas últimas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, divulgadas em 2018 e 2020, a unidade de ensino registrou bons desempenhos – respectivamente os índices 5 e 5,6, ambos acima da média esperada pelo Ministério da Educação.
Feiraguay Feiraguay confirma participação e aposta na criatividade dos comerciantes em concurso de decoração natalina
Inscrições Prefeitura abre inscrições para concurso de decoração natalina no comércio de Feira de Santana
Iluminação Prefeito José Ronaldo anuncia iluminação especial, atrações do Natal Encantado e pacote de obras para 2026 em Feira de Santana
Reforma do prédio Câmara de Feira de Santana prorroga por 30 dias Comissão que apura paralisação da reforma do prédio do Legislativo
Feminicídio Lula lamenta crimes e cobra reação dos homens contra feminicídio
big bags Maior fábrica de big bags do país aporta em Feira de Santana gerando 1.100 empregos diretos 
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas



