“A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir”. A frase do respeitado educador e escritor Rubem Alves foi destacada pela diretora Geruza Ferreira Ribeiro de Souza, durante a cerimônia de entrega da Escola Municipal Adenil da Costa Falcão à comunidade do bairro Brasília, na manhã desta quarta-feira, 7. A unidade de ensino ganhou uma nova sede, construída no mesmo padrão arquitetônico das novas escolas da Rede Municipal de Educação.
Uma solenidade rápida, observando os cuidados de biossegurança e as medidas de distanciamento social – uso de máscaras e número reduzido de pessoas – contou com a presença de um aluno, representantes dos pais, professores, funcionários, do secretário de Educação, Justiniano França, e alguns membros da sua equipe.
“Essa escola foi o sonho desta comunidade e da equipe escolar. Sabemos que a transformação da educação só existe quando existem sonhos e as condições para realizá-los. Temos aqui um prédio novo, que é de grande importância para todos, mas ele não representa nada se não houver a dedicação que reconhecemos nesta equipe pedagógica”, destaca Justiniano.
O prédio, que é inteiramente novo, conta com sete espaçosas e ventiladas salas de aula, biblioteca, Sala de Recursos Multifuncionais para atender aos estudantes com deficiência, sala de professores, diretoria, secretaria, copa, cozinha, despensa, depósito para material pedagógico e de limpeza, banheiros masculinos e femininos (inclusive, para pessoas com deficiência), banheiro para funcionários e estacionamento. A unidade de ensino recebeu mobiliário de qualidade e mais colorido, contando também com um parquinho para as crianças.
“Dediquei a maior parte da minha vida à educação e desde 2012 estou atuando como gestora da Escola Adenil Falcão. Já passamos por alguns prédios, mas sonhamos com o nosso próprio espaço, que pudesse comportar o crescimento desta escola. Durante este processo, continuamos nos dedicando e dando o nosso melhor, pois se cuidarmos bem da educação, todos se beneficiam. Estamos muito felizes com esta conquista”, conta a professora Geruza Ferreira.
A Adenil Falcão tem uma história tradicional no bairro Brasília. A professora Ana Carolina de Jesus, por exemplo, foi estudante da escola ainda na Educação Infantil. “Estudei nos meus primeiros anos aqui mesmo e, quando comecei a trabalhar, estive aqui como monitora do Programa Música na Escola. Passado algum tempo, entrei como professora com um contrato via ‘REDA’. E depois, como professora efetiva. Sempre voltei para esta escola por acreditar no trabalho desta equipe”, destaca.
A nova sede tem capacidade para atender a uma demanda de 500 estudantes, em regime de dois turnos. Nas últimas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, divulgadas em 2018 e 2020, a unidade de ensino registrou bons desempenhos – respectivamente os índices 5 e 5,6, ambos acima da média esperada pelo Ministério da Educação.
SAC Móvel Alagoinhas e Feira de Santana recebem atendimento do SAC Móvel
PPP Feira de Santana estará representada em evento internacional sobre parcerias público-privadas, em Londres
Inscrição Prorrogado prazo de inscrição para professor da rede municipal
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (23)
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta quinta-feira (22)
Gastos José Ronaldo defende controle de gastos em festas juninas e confirma reconstrução de prédio da Secretaria de Saúde 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nublado



