Quinta, 06 de Agosto de 2026 08:19
75 98160-8722
Mundo Pesquisa

Trump não se mostra bom cabo eleitoral e culpa pelo tarifaço divide brasileiros

O cenário traçado pela pesquisa coloca em xeque a estratégia adotada pelo presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que tem explorado sua proximidade com a Casa Branca na pré-campanha.

06/08/2026 07h38 Atualizada há 7 minutos atrás
Por: Karoliny Dias Fonte: Estadão
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

O apoio explícito do presidente americano Donald Trump a um candidato à Presidência do Brasil pode ter efeito contrário ao esperado. Segundo pesquisa Meio/Ideia divulgada ontem apenas 20% dos brasileiros afirmam que o apadrinhamento do republicano aumentaria as chances de votar no nome apoiado por ele, enquanto 44,9% - ou seja, mais que o dobro - dizem o oposto.

O cenário traçado pela pesquisa coloca em xeque a estratégia adotada pelo presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que tem explorado sua proximidade com a Casa Branca na pré-campanha.

“Assim como tem acontecido em outros países, como Canadá, México, França e Hungria, a intervenção do presidente dos Estados Unidos Donald Trump nas eleições tem um efeito bumerangue para os candidatos. Já estamos vendo hoje o eleitor brasileiro resistindo a uma atuação nesse sentido”, afirma Cila Schulman, CEO do Ideia. Para ela, esse posicionamento do eleitorado dialoga com o discurso de defesa da soberania, bandeira que acabou caindo no colo do presidente Lula (PT).

O instituto perguntou aos eleitores se eles concordavam com a frase: “O apoio de Donald Trump a um candidato a presidente do Brasil aumenta as chances de eu votar nesse candidato”. A maioria, 44,9%, discorda da afirmação, sendo 30,3% os que disseram discordar totalmente e 14,6% os que apenas discordaram. Já 20% afirmaram concordar com a frase, dos quais 7,9% totalmente e 12,1% em alguma medida. Outros 23,1% não concordam nem discordam e 12,1% não souberam responder.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários