Sábado, 25 de Abril de 2026 11:42
75 98160-8722
Brasil Aumento

Prepare o bolso: Conta de energia ficará mais cara no mês de maio

O sistema de bandeiras tarifárias serve para indicar ao consumidor as condições de geração de energia no Brasil.

25/04/2026 08h50
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia.Ba
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A conta de luz ficará mais cara no mês de maio. A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou nesta sexta-feira (24) que a bandeira tarifária passará de verde para amarela em todo o país. Com a mudança, será aplicada uma cobrança extra de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas faturas de energia elétrica.

O sistema de bandeiras tarifárias serve para indicar ao consumidor as condições de geração de energia no Brasil. Quando os custos de produção aumentam – principalmente pela necessidade de acionar usinas termelétricas, que são mais caras – a tarifa recebe acréscimos.

Nos primeiros quatro meses do ano, entre janeiro e abril, vigorou a bandeira verde, o que significava ausência de cobrança adicional nas contas. Esse cenário foi possível devido ao bom nível dos reservatórios das hidrelétricas durante o período chuvoso.

De acordo com a agência reguladora, a redução das chuvas com a aproximação do período seco diminui a capacidade de geração hídrica, o que eleva o custo de produção de energia no país.

Diante desse quadro, a Agência Nacional de Energia Elétrica orienta a população a adotar medidas de economia no consumo para evitar impactos maiores no orçamento doméstico.

No modelo atual, a bandeira verde indica condições favoráveis de geração e não gera cobrança extra. Já a amarela representa um custo adicional moderado, enquanto as bandeiras vermelhas apontam cenários mais críticos, com taxas que podem chegar a R$ 7,87 por 100 kWh no nível mais alto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários