A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS ouviu ontem a empresária Ingrid Pikinskeni Morais Santos. A convocação ocorreu após o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, cancelar o depoimento que estava previsto para a mesma data.
Ingrid foi chamada a prestar esclarecimentos por ser apontada, em requerimentos apresentados por parlamentares, como destinatária de recursos considerados ilícitos supostamente oriundos da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil). A entidade é alvo de investigação por descontos indevidos aplicados a aposentadorias e pensões de segurados do INSS.
De acordo com as apurações, valores teriam sido inicialmente repassados a Cícero Marcelino de Souza Santos e, posteriormente, transferidos à esposa, Ingrid Pikinskeni. Para os autores do pedido de convocação, os repasses não apresentam justificativa lícita ou contratual, o que levantaria suspeitas de tentativa de ocultação da destinação final dos recursos desviados. Cícero Marcelino prestou depoimento à CPMI em outubro do ano passado. Na ocasião, ele reconheceu que suas empresas mantiveram elevado volume de transações financeiras com a Conafer, mas alegou não conseguir detalhar as operações porque documentos e equipamentos teriam sido apreendidos pela Polícia Federal.
A CPMI do INSS apura um esquema de descontos ilegais diretamente na folha de pagamento de aposentados e pensionistas, revelado em abril do ano passado após operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). As investigações apontam que, entre 2019 e 2024, as entidades envolvidas teriam arrecadado cerca de R$ 6,3 bilhões de forma irregular.
Embora tenha desistido de depor na CPMI, Daniel Vorcaro ainda pode ser ouvido por outro colegiado do Senado. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), acompanhou o caso.
Tragédia Temporal deixa ao menos 16 mortos em Juiz de Fora (MG), e prefeitura decreta calamidade pública; vídeo
Acidentes Quase 44% das mortes nas estradas envolvem veículos de carga, aponta PRF
Marinha Marinha prorroga inscrições em 850 vagas para aprendizes-marinheiros; veja como participar
Fies 2026 Estudantes têm até esta terça-feira para complementar dados do Fies 2026
Dólar recua Dólar recua para R$ 5,16 e registra a menor cotação desde maio de 2024
Limpa Nome Feirão Limpa Nome da Serasa começa com descontos de até 99% 
Mín. 23° Máx. 34°
Mín. 23° Máx. 31°
ChuvaMín. 23° Máx. 29°
Chuva



