O desfile da Acadêmicos de Niterói no Grupo Especial do Rio terminou em decepção: a escola de samba foi rebaixada para a Série Ouro após apresentar o samba-enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que homenageava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Com 264,6 pontos, a Acadêmicos de Niterói registrou a menor nota da apuração, ficando atrás da Mocidade (267,4) e bem abaixo da campeã Viradouro, que somou 270 pontos. A diferença destacou o impacto das notas dos jurados e a competitividade da elite do Carnaval carioca.
O samba-enredo fez referências diretas ao universo do PT, incluindo gritos de guerra da militância, “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”, menções ao número de urna do partido e à primeira-dama Janja, além de citar o filme Ainda Estou Aqui.
A letra também trouxe a história de Eurídice Ferreira de Mello, mãe de oito filhos, que viajou “13 noites e 13 dias” em um caminhão “pau-de-arara” de Garanhuns, no interior de Pernambuco, até a periferia de Guarujá, no litoral paulista, criando uma narrativa paralela à trajetória de Lula.
Embate político Bruno Reis rebate Jaques Wagner e acirra embate político após visita de Lula a Salvador
Reforma Jerônimo Rodrigues anuncia reforma do secretariado para março
Postura Jaques Wagner chama de grosseria ausência de Bruno Reis com Lula
Eleições 2026 ACM Neto minimiza apoio de prefeitos a Jerônimo na disputa ao governo da Bahia
Luto na política Morre Renato Rabelo, um dos principais líderes do PCdoB
Entrevista Ex-deputado Carlos Geilson esclarece rompimentos, alianças e trajetória política em entrevista ao Programa Boca de Forno 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas



