A plataforma Não Me Perturbe, criada para impedir ligações de telemarketing com ofertas de produtos e serviços das prestadoras de telecomunicações, encerrou 2025 com 14,2 milhões de números de telefone cadastrados em todo o país. Somente no último ano, a média foi de quase cinco mil novos cadastros por dia.
O Distrito Federal lidera o ranking proporcional, com 9,4% da base de telefones fixos e móveis registrada na plataforma. Desde setembro do ano passado, todas as prestadoras de serviços de telecomunicações passaram a ser obrigadas a aderir ao Não Me Perturbe, por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vinculada ao Ministério das Comunicações.
Antes da medida, apenas as empresas signatárias do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART) participavam da iniciativa. Segundo a Anatel, o bloqueio não se aplica a ligações destinadas à confirmação de dados, prevenção a fraudes, cobranças ou retenção de pedidos de portabilidade, com ou sem oferta de refinanciamento.
Como se cadastrar
Consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing relacionadas a serviços de telefonia móvel, telefonia fixa, TV por assinatura, internet, além de ofertas de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado, podem se cadastrar gratuitamente pelo site www.naomeperturbe.com.br , pelo aplicativo Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. Após o cadastro, as empresas têm prazo de até 30 dias corridos para efetivar o bloqueio.
Serviço
O cadastro nacional Não Me Perturbe foi determinado pela Anatel como estratégia para combater chamadas indesejadas de telemarketing. A decisão foi anunciada em junho de 2019, com o início do funcionamento da plataforma em 16 de julho do mesmo ano. A implementação foi realizada pelo setor de telecomunicações com apoio da ABR Telecom, e atualmente a plataforma é mantida pela Conexis Brasil Digital.
Pix sofre instabilid Pix sofre instabilidade e fica fora do ar por cerca de 40 minutos nesta segunda
Morte de pacientes Técnicos de enfermagem são presos por suspeita de matar três pacientes em hospital do DF
Curso de medicina Cerca de 30% dos cursos de Medicina serão punidos após avaliação ruim no Enamed
Luto Morre aos 73 anos ex-ministro Raul Jungmann
Acidente Três pessoas morrem em queda de helicóptero no Rio de Janeiro 
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsas



