O Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomércio Feira) informou, nesta quinta-feira (15), que as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2026 do comércio já registraram avanços importantes, principalmente em relação à valorização salarial dos trabalhadores.
Segundo a entidade, ficou definido o reajuste de 6,02% para empregados que recebem o piso salarial e de 5,5% para aqueles que ganham acima do piso, garantindo ganho real acima da inflação acumulada no período, de 4,45%. Com isso, o salário base do comércio passará de R$ 1.660 para R$ 1.760.
Apesar do acordo, os trabalhadores ainda não estão recebendo o aumento, já que a convenção ainda não foi formalmente assinada pelo sindicato que representa a categoria. O Sicomércio reforça que a assinatura deve ocorrer o quanto antes, permitindo que as empresas iniciem o pagamento das diferenças salariais e que os comerciários tenham acesso imediato ao reajuste.
O impasse atual está relacionado às regras de funcionamento do comércio em feriados. A entidade defende que não haja retrocessos nas normas já consolidadas, especialmente sobre a abertura do comércio em bairros e no centro da cidade. Em 2026, o calendário prevê 13 feriadões, mas o setor empresarial pleiteia abertura apenas em três datas para o centro comercial, além do 12 de outubro, destinado a estabelecimentos que vendem artigos infantis.
O Sicomércio defende que essas regras mantêm critérios historicamente previstos em convenções anteriores e não representam novidade ou ampliação do modelo vigente. A entidade também ressalta que o Dia do Comerciário, embora simbólico, não é feriado, seguindo o padrão adotado por outras profissões, e que a compensação na segunda-feira de Carnaval já consta nas convenções anteriores, atendendo a demanda da própria categoria.
Na oportunidade, a entidade reafirmou o compromisso com o diálogo e a conclusão das negociações, sem aceitar medidas que fragilizem o comércio, gerem insegurança jurídica ou comprometam a dinâmica econômica de Feira de Santana, especialmente em períodos de maior movimento. Novos esclarecimentos serão divulgados assim que houver avanços nas tratativas.
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (26)
Feira de Santana Prefeitura garantiu o abastecimento de mais de 3 milhões de litros de água potável para os distritos em 2025
Limpeza Urbana Departamento de Limpeza Urbana recolheu mais de 7 mil cadáveres de animais das ruas e residências
Prova de titulos Prefeitura de Feira convoca candidatos aprovados em concurso para a prova de títulos
Casos de dengue Queda de 80% nos casos de dengue destaca uso de IA em Feira
Apelo Moradores cobram providências da Prefeitura para rua com água empossada no bairro Lagoa Subaé 
Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo nublado



