Sexta, 09 de Janeiro de 2026 22:42
75 98160-8722
Bahia gestão de bens

MP-BA recomenda ajuste na gestão de bens de município baiano após abandono de veículos na rua

Município tem até 90 dias para retirar veículos abandonados de vias públicas

09/01/2026 06h09
Por: Mayara Nayllanne
Foto: Divulgação/MP-BA
Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) expediu recomendação ao município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, para a regularização da gestão patrimonial da prefeitura. A medida, oficializada na segunda-feira (5) pelo promotor de Justiça Lucas Peixoto, ocorre após investigação apontar o abandono de veículos públicos sucateados em vias da cidade.

O documento estabelece um cronograma de ações que a gestão municipal deve seguir para adequar o controle de seus bens móveis. Entre as determinações imediatas, com prazo de até 90 dias, estão a criação  de comissão de inventário e avaliação de bens, atualização do sistema de controle patrimonial e realização de leilão público dos veículos inservíveis.

A recomendação também prevê metas a médio e longo prazo. Em até 180 dias, a prefeitura deverá editar atos normativos para disciplinar a gestão de bens e capacitar os servidores da área. 

Já no prazo de 12 meses, o município precisa implantar um sistema informatizado integrado e instituir uma Política Municipal de Gestão Patrimonial com auditorias periódicas.

O descumprimento das orientações pode resultar no ajuizamento de medidas judiciais por parte do MP-BA. A prefeitura está obrigada a encaminhar relatórios periódicos detalhando o cumprimento de cada etapa do processo de regularização.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.