A falta de sinalização na Avenida Noide Cerqueira é um problema da maior relevância, considerando o volume expressivo de veículos e o alto número de pedestres que utilizam a via diariamente. A análise é clara e objetiva, baseada em dados simples, apresentando perguntas-chave que ajudam a estruturar a discussão sobre o problema e suas prováveis causas.
A sinalização, as condições de boa visibilidade das sinalizações horizontais e verticais, a boa iluminação da via, o funcionamento adequado dos semáforos nos cruzamentos e a presença de agentes de trânsito, são elementos essenciais que colaboram para o aumento da segurança no trânsito. A falta de manutenção da sinalização existente, a falta de manutenção da iluminação, e a falta de campanhas educativas sobre educação no trânsito têm contribuído para a redução da segurança no trânsito da Avenida Noide Cerqueira.
A falta de sinalização, em especial nos cruzamentos, tem contribuído para a ocorrência de acidentes e atropelamentos enquanto a sua presença pode ajudar a diminuir os engarrafamentos. Além da sinalização, a revisão do fluxo viário e a adequação da rede de vias também têm um papel fundamental na segurança e fluidez do trânsito. Além dos aspectos vistosos, a mobilidade e a fluidez do trânsito são influenciadas pela presença de semáforos e pela sinalização nas proximidades.
A solução para a falta de sinalização na Avenida Noide Cerqueira deve envolver a instalação de sinalização horizontal e vertical adequadas, especialmente em áreas de conflito entre o fluxo de veículos e o tráfego intenso de pedestres. A iluminação também deve ser melhor cuidada, com a instalação de luminárias nos pontos que ainda não contam com esse recurso. Seria importante a instalação de faixas de pedestres em locais onde o tráfego de transeuntes é muito intenso e a sinalização está ausente. Sugere-se, ainda, a elaboração de um plano de sinalização que considere não apenas a Avenida Noide Cerqueira, mas sua relação com o restante do sistema de ruas e estradas que ligam as partes da cidade e as necessidades do fluxo de trânsito local.
As ações de curto prazo visam resolver as situações mais críticas de falta e deterioração de sinalização, principalmente das faixas de pedestres nos retornos (são invisíveis). O foco inicial deve ser na instalação dos sinais ausentes, após a devida análise da nova demanda de sinalização, e na melhoria da iluminação pública. Também é importante reforçar a presença de equipes de sinalização nas áreas mais críticas, com trabalho de inspeção e reposição de placas em condições não visíveis. Outro ponto fundamental são as campanhas de conscientização, não só na Noide, mas em toda cidade, para motoristas e pedestres, principalmente em relação ao uso dos espaços e à devida travessia pelas faixas de pedestre – onde tem está quase apagada.
A avenida é uma via que merece atenção especial já que é uma das mais importantes de Feira de Santana. Mesmo assim, a falta de sinalização adequada vem colocando em risco motoristas, pedestres e os usuários em geral. A sinalização é um dos principais fatores para a segurança do trânsito e a ausência dela, somada à falta de visibilidade, aumenta consideravelmente a vulnerabilidade dos usuários. Os acidentes serão permanentemente eliminados? Não, mas com certeza reduziriam bastante. A necessidade de se buscar soluções imediatas e de um monitoramento contínuo, com a participação dos usuários, é fundamental.
Emprego SETTDEC impulsiona emprego, indústria e turismo em Feira
Formação MEC regulamenta programa que fortalece formação profissional
Incêndio Incêndio destrói duas carpintarias e deixa prejuízos durante a madrugada
Hoáario especial Saiba o que abre e fecha em Feira de Santana neste último dia do ano
Previdência Previdência Municipal fecha 2025 com superávit e crescimento patrimonial
Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária interdita restaurantes em Feira de Santana e secretário explica ações 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 35°
Chuvas esparsas



