O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), uma resolução que elimina a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As novas regras entrarão em vigor após publicação no Diário Oficial da União.
Além de retirar a exigência das autoescolas, a medida atualiza etapas do processo de habilitação, reduz cargas horárias e extingue o prazo de validade do processo da primeira CNH — entre outras mudanças. As provas teóricas e práticas continuam obrigatórias, assim como o exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e E.
Segundo o governo federal, o objetivo é diminuir custos e burocracias. Uma pesquisa encomendada pelo Ministério dos Transportes mostrou que o valor do processo é o principal motivo para um terço dos brasileiros não possuir CNH; e quase metade dos condutores irregulares afirma não regularizar a situação por causa do preço.
Hoje, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação. A expectativa é que as alterações ajudem a ampliar o número de condutores regularizados.
Principais pontos das novas regras
Aulas teóricas
Não haverá mais carga horária mínima pré-definida. As entidades responsáveis poderão organizar o tempo das aulas, desde que sigam o conteúdo estabelecido pelo Contran. As aulas poderão ser presenciais ou remotas, ao vivo ou gravadas, oferecidas por autoescolas, instituições de ensino a distância, escolas públicas de trânsito e órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.
Aulas práticas
A figura do instrutor autônomo passa a ser autorizada, eliminando a necessidade de aulas práticas em autoescolas. A carga mínima cai de 20 para 2 horas. O candidato poderá usar seu próprio veículo nas aulas e na prova, desde que acompanhado por um instrutor habilitado e com o carro adaptado às normas de segurança do Código de Trânsito Brasileiro.
Instrutores autônomos
Instrutores já registrados poderão migrar para a modalidade autônoma. Novos instrutores terão acesso a curso de formação gratuito do Ministério dos Transportes. Será preciso ter ao menos 21 anos, ensino médio completo, dois anos de CNH na categoria correspondente e não ter cometido infrações gravíssimas no último ano. Apenas profissionais autorizados pelo Detran poderão atuar.
Provas teóricas e práticas
As provas continuarão sendo obrigatórias. Os exames teóricos terão no mínimo uma hora de duração e exigirão acerto mínimo de 20 questões, sem limite de reprovações. Já a prova prática seguirá um trajeto pré-determinado e será avaliada por uma comissão com três membros. O candidato poderá usar seu próprio carro e refazer a prova quantas vezes forem necessárias, sem cobrança adicional pela segunda tentativa.
Prazo de validade do processo
O processo de habilitação deixa de ter prazo de validade. Até então, o limite era de 12 meses.
Categorias C, D e E
As regras também flexibilizam a formação para motoristas profissionais, permitindo que os serviços sejam realizados tanto por autoescolas quanto por outras entidades credenciadas.
Alerta Inmet emite alerta de chuvas intensas para 228 cidades da Bahia
Alerta Tempestade volta a colocar mais de 150 cidades da Bahia em alerta, aponta Inmet
Caneta emagrecedora Homem é preso após roubar 42 canetas emagrecedoras e fazer reféns
Sinais de violência Médico psiquiatra é encontrado morto com sinais de violência em Salvador
IPVA grátis Indicação propõe IPVA grátis para idosos na Bahia
Emprego IBGE anuncia mais de 500 vagas de emprego na Bahia 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nublado



