Quinta, 06 de Novembro de 2025 08:50
75 98160-8722
Feira de Santana Hemorragia Digestiv

Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Clériston Andrade já realizou mais de 16 mil procedimentos em quatro anos

O profissional relembrou as condições precárias enfrentadas no início de sua atuação na unidade

06/11/2025 06h10
Por: Mayara Nayllanne
Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Clériston Andrade já realizou mais de 16 mil procedimentos em quatro anos

*Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Clériston Andrade já realizou mais de 16 mil procedimentos em quatro anos*

O Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, completou quatro anos de funcionamento, com mais de 16 mil exames realizados desde a sua inauguração. Só em 2025, já foram registrados aproximadamente 6 mil procedimentos endoscópicos no setor, que se tornou referência em diagnóstico e tratamento de urgências gastrointestinais no interior da Bahia.

A data foi marcada por uma celebração simbólica no próprio setor, com a presença de diretores, servidores e do Frei Jorge, em um momento de agradecimento e reconhecimento ao trabalho da equipe.

Durante o evento, o coordenador do serviço, o médico endoscopista Victor Galvão, destacou a evolução da unidade ao longo dos anos. “Hoje é um dia muito especial. Celebramos quatro anos de um serviço estruturado, moderno e reconhecido, mas, acima de tudo, celebramos um sonho coletivo que começou há mais de uma década”, afirmou.

O profissional relembrou as condições precárias enfrentadas no início de sua atuação na unidade. “Há onze anos, quando comecei a trabalhar na endoscopia do hospital, tínhamos poucos recursos, mas já existia um propósito imenso: oferecer o melhor possível aos nossos pacientes. Hoje, realizamos entre cinco e seis mil exames por ano, reduzimos tempo de internação e salvamos vidas diariamente”, disse.

Além do impacto direto na assistência, o Centro de Hemorragia Digestiva se consolidou como espaço de formação. “Somos residência credenciada pelo MEC, Centro de Treinamento da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), e respeitados por grandes centros do país. Isso mostra que o que nasceu aqui, em Feira de Santana, tem alcance nacional”, completou.

A diretora-geral do HGCA, Cristiana França, também parabenizou a equipe pelo compromisso e pelos resultados alcançados. “O CHDI é um exemplo do que é possível realizar quando há dedicação, visão estratégica e trabalho em equipe. São mais de 16 mil exames que representam diagnósticos precisos, vidas salvas e acolhimento à população de toda a região”, declarou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.