Terça, 04 de Novembro de 2025 12:44
75 98160-8722
Feira de Santana Gigantomastia

Mutirão de Gigantomastia atende mais de 500 mulheres em Feira de Santana

Fundação Hospitalar realiza nova etapa do programa e anuncia cirurgias para 2026 e 2027

04/11/2025 06h50
Por: Mayara Nayllanne
FOto: Divulgação
FOto: Divulgação

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana realizou, no último dia 1º de novembro, mais uma edição do Mutirão de Gigantomastia, voltado ao atendimento de mulheres que sofrem com o crescimento excessivo das mamas. A ação atendeu 510 pacientes, divididas em dois dias, e marcou o início de uma nova fase do programa, que já beneficiou mais de 400 mulheres desde sua criação.

De acordo com a presidente da Fundação Hospitalar, Gilbert Lucas, o mutirão foi considerado um sucesso tanto pela adesão quanto pela estrutura montada para acolher as participantes.

"Foi um mutirão muito positivo. Atendemos 310 pacientes no primeiro dia e outras 200 ficaram cadastradas para o dia 21 de março de 2026. Montamos toda uma estrutura de logística e apoio para garantir conforto e segurança a todas as mulheres", destacou.

As avaliações foram conduzidas pelo médico Dr. César Kelly, responsável técnico pelo programa. As pacientes passarão agora por uma primeira fase de análise técnica, e aquelas aprovadas seguirão para a segunda etapa, que consiste em visitas domiciliares realizadas por uma equipe multiprofissional. A terceira fase envolve a realização dos exames médicos preparatórios para a cirurgia.

"Nessas visitas, será avaliada também a situação social e econômica das participantes, além da comprovação de residência em Feira de Santana, que é um dos pré-requisitos do programa", explicou Gilbert.

Com o encerramento das cirurgias do mutirão anterior — restando apenas nove pacientes a serem operadas até o fim deste ano —, a Fundação abriu novas vagas para os procedimentos que serão realizados entre 2026 e 2027.

Gilberte destacou ainda o empenho da equipe envolvida na ação:

"Tivemos profissionais que permaneceram no local durante todo o evento, garantindo alimentação, segurança e assistência às pacientes. Muitas dormiram no local, e nós oferecemos todo o suporte necessário. Foi um trabalho de equipe, e os resultados foram muito positivos." 

Com informações: Carlos Valadares 

Por: Mayara Nailanne

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.