Foto: Wuiga Rubini / GOVBA
Em Feira de Santana, o governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta segunda-feira (27), do Encontro da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (FETAG-BA), realizado em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). Jerônimo ressaltou que sua missão como governador, como um homem que veio do campo, é a de é fortalecer as ações do campo porque tem uma origem rural.
Além dos investimentos de infraestrutura, ele quer que as instituições que representam essa pauta sejam fortes. O evento acontece no Centro de Convenções de Feira de Santana e segue, até terça-feira (28), com o tema “Sindicalismo Forte, Campo Vivo, Brasil Soberano!”.
Luiz Oliveira - Foto: Onildo Rodrigues
Presidente da Fetag, Luiz Oliveira afirmou que o encontro serve para trazer representantes sindicais rurais de todos os cantos do estado. “São 403 sindicatos filiados a Fetag na Bahia que estão presentes aqui. A expectativa é a de que eles levem para a sua base informações que vão desde a arrecadação financeira a políticas públicas para os agricultores familiares que eles representam”.
O evento tem um cunho muito importante para o movimento sindical rural, ressalta. “Estamos contando com a presença do governador do Estado, diversas lideranças políticas e do público em massa. São mais de 700 pessoas entre convidados, dirigentes sindicais e agricultores familiares”.
Luiz lembra que os movimentos sindicais tem passado por dificuldades depois de a disseminação de informações falsas dizerem que os sindicatos tem roubado dos agricultores, principalmente dos aposentados. “Estamos aqui para desmitificar essa informação e fortalecer nosso sindicato. Com o sindicato forte, conseguiremos novas políticas públicas, melhoria de vida, fazer com que o campo continue vivo, produzindo e lavando alimentação saudável para a mesa dos brasileiros”.
Vânia Marques - Foto: Onildo Rodrigues
A Presidente da Contag, Vânia Marques, também falou sobre o encontro. “Ele é fundamental para a organização dos nossos agricultores familiares dentro dos sindicatos. Nossa federação é forte, com uma boa representação e a Bahia é o estado que tem o maior número de agricultores familiares, o que exige que tenhamos um movimento sindical bastante organizado. E esse encontro tem esse objetivo: o de organizar nosso base para que os agricultores consigam acessar as políticas públicas que lutamos todos os dias e consigamos ter um avanço, melhorias e que elas cheguem as mulheres e homens do campo”.
A entidade tem grandes desafios. “O primeiro é que temos um número grande de agricultores e agricultoras familiares, onde a maioria não tem acesso as políticas públicas. Isso exige que nos organizemos dentro dos municípios para ajuda-los”.
Coletiva do governador
Foto: Wuiga Rubini / GOVBA
Falando sobre as chuvas que caíram na Bahia na última semana, o governador Jerônimo Rodrigues reconheceu que ela abriu buracos nas estradas baianas e que irá conversar com o ministro dos Transportes, Renan Filho, sobre o assunto. “Vou encontrar com ele em São Paulo e levarei além dessa outras três reinvindicações. Falarei sobre a BR-324, a ponte do Rio Jequitinhonha e o Anel de Contorno de Feira de Santana. Tem ainda o processo de leilão da BR-116, para duplicação, e reivindicamos ainda a BR-101”.
Feira de Santana
O governador falou ainda sobre a construção do Hospital Municipal de Feira de Santana. ele voltou a se colocar à disposição do prefeito José Ronaldo para ajudar financeiramente, pedindo inclusive a ajuda do presidente Lula, e ainda com o terreno. “O prefeito não conversou comigo sobre terreno. Ofereci a possibilidade de encontrarmos para o Hospital Municipal locais que facilitem o acesso, com estacionamento e mobilidade. Estou aguardando a decisão dele, mas me colocando sempre a disposição”. Jerônimo lembrou que no terreno do Derba será construída a Policlínica Regional de Feira de Santana.
Eleições 2026
Ventilou-se na imprensa baiana que ACM Neto, declarado candidato ao Governo do Estado nas próximas eleições, poderia desistir de concorrer a esse cargo e ao invés disso ser candidato a deputado federal. Jerônimo salientou que não pode escolher candidato. O que pode fazer é escolher a sua chapa majoritária forte e é isso que está fazendo. “Estou preocupado e tratando da nossa chapa para sairmos com ela forte e reelegermos o presidente, aumentar a bancada de deputados federais e estaduais e eleger os dois senadores”.
Os nomes de Angelo Coronel, Jaques Wagner e Rui Costa disputam duas vagas para o Senado Federa, o que o governador não considera como ruim. “São bons jogadores que tenho como possibilidade, o que me deixa feliz. Não estamos sofrendo pelo fato de termos três bons nomes. Vamos analisa-los e aprecia-los e tomar uma decisão que tenha uma chapa forte e que unifique o grupo”.
Foto: Wuiga Rubini / GOVBA
Projeto de Lei Antifacção
O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, enviou ao governo, por meio da Casa Civil, um projeto de lei que endurece as penas para organizações criminosas. O texto cria a modalidade qualificada desse crime (quando houver domínio de território), facilita ações contra empresas usadas pelo crime organizado e regula a gravação de conversas entre criminosos e advogados dentro da prisão. A proposta, que já chegou a ser chamada de "antimáfia", foi batizada pelo governo de Projeto de Lei Antifacção.
Jerônimo lembra que já determinou o enfretamento ao crime organizado na Bahia. “Não vamos dar brechas nesse aspecto. Para mim, a regra máxima é prender criminosos, entreguemos eles a Justiça para ser julgado, se for o caso condenado, pagar sua pena, ser ressocializado e devolvido a sua família. Pretendo continuar contando com a parceria dos municípios, sociedade e do presidente Lula para isso. Não abriremos mão do combate, perdendo criminosos e desbaratando o coração do crime organizado que é o dinheiro fácil”.
ViaBahia
A informação é de que a ViaBahia teria mudado de nome para participar de licitações. Jerônimo disse que tem conhecimento do assunto e já chamou a atenção do ministro Renan. “Enviei algumas matérias para o ministro Renan. A garantia é que não tem nada disso e existe um movimento do TCU para acompanhar esse processo. Espero que apareça empresas boas, que tenhamos um resultado rápido e uma obra de qualidade”.4
Com informações do repórter Onildo Rodrigues
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (27)
Feira de Santana Moradores da Rua da Conceição sugerem opções para acabar com alagamento
Feira de Santana PROCON intensifica fiscalização de bebidas alcoólicas e identifica pendências em estabelecimentos
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (24)
Revogado STF revoga decisão que proibia andamento de processo contra agentes em penitenciária de Feira de Santana
Feira de Santana SOMA suspende manutenção de estradas em várias localidades em função das chuvas 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo



