A cidade de Ibotirama, no Vale do São Francisco, voltou a aparecer no topo dos rankings de calor neste sábado (25). Com 38,2 ºC registrados, o município alcançou a segunda maior temperatura do Nordeste no dia, ficando atrás apenas de Teresina, no Piauí, que marcou 38,5 ºC.
Além do calor intenso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para os níveis críticos de umidade na região. Segundo o órgão, a umidade relativa do ar tem oscilado entre 20% e 30% no município, faixa inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece índices entre 40% e 60% como ideais para o bem-estar. O cenário também eleva a possibilidade de incêndios florestais.
A presença do Rio São Francisco equilibra a sensação térmica, mas o histórico recente confirma que a população enfrenta altas temperaturas com frequência. Em 7 de março deste ano, Ibotirama figurou como o terceiro município mais quente do país. Em outubro de 2023, o calor extremo levou os moradores a reforçarem os estoques de climatizadores no comércio local.
Liderança Bahia é líder em investimentos no país em 2025, somando R$ 4,12 bilhões e superando São Paulo
Acidente Colisão entre carro e caminhão deixa duas pessoas feridas em cidade baiana
Novas regras CNH na Bahia pode ficar mais acessível, 67% mais barato e com metade do tempo
IBGE Censo 2022: IBGE revela dados das línguas originárias na Bahia
Segurança Pública OAB reconhece importância do Plano do Governo da Bahia para reduzir a letalidade policial
Apreensão PRF apreende 109 kg de maconha em Simões Filho e prende dois motoristas; um dos carros funcionava como “batedor” 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo



