A cidade de Ibotirama, no Vale do São Francisco, voltou a aparecer no topo dos rankings de calor neste sábado (25). Com 38,2 ºC registrados, o município alcançou a segunda maior temperatura do Nordeste no dia, ficando atrás apenas de Teresina, no Piauí, que marcou 38,5 ºC.
Além do calor intenso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para os níveis críticos de umidade na região. Segundo o órgão, a umidade relativa do ar tem oscilado entre 20% e 30% no município, faixa inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece índices entre 40% e 60% como ideais para o bem-estar. O cenário também eleva a possibilidade de incêndios florestais.
A presença do Rio São Francisco equilibra a sensação térmica, mas o histórico recente confirma que a população enfrenta altas temperaturas com frequência. Em 7 de março deste ano, Ibotirama figurou como o terceiro município mais quente do país. Em outubro de 2023, o calor extremo levou os moradores a reforçarem os estoques de climatizadores no comércio local.
Brasil Por unanimidade, STF enquadra caixa 2 como improbidade administrativa
Questionamentos Crise administrativa e contratos sob suspeita marcam gestão em São Francisco do Conde
Vista de Lula Bahia recebe mais de R$ 300 milhões em investimentos do PAC Saúde com entrega de veículos e equipamentos
Nova direção José Edivaldo Rocha Rotondano é novo presidente do TJ-BA; veja quem compõe nova mesa diretora
Programa Fomento Rural transforma realidades no campo e já beneficia mais de 4,7 mil famílias na Bahia
Cachês em festa Prefeitos e MP-BA firmam acordo para limitar cachês em R$ 700 mil no São João 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 23° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas



