Documentos bancários de cerca de 120 clientes do Banco do Brasil foram encontrados expostos ao lado da agência da instituição, no centro do município de Madre de Deus, nesta sexta-feira (24). As folhas estavam reunidas em uma caixa estacionária, em local de fácil acesso.
O vídeo do flagrante, compartilhado nas redes sociais, mostra papéis intactos com nomes e informações bancárias visíveis. Segundo relato das vítimas, o gerente do banco informou que havia autorizado o descarte, mas que orientou o funcionário a triturar os documentos para que não fosse possível haver identificação ou violação dos dados, o que não foi feito.
A situação levantou questionamentos sobre o descarte de documentos sigilosos e o cumprimento das normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que obriga instituições financeiras a armazenar e eliminar informações de forma segura. O descumprimento pode resultar em sanções administrativas e danos à imagem da instituição.
A LGPD considera dados bancários e de identificação pessoal como informações sensíveis, exigindo proteção integral. Quando esses documentos são deixados expostos, há risco de uso indevido, falsificações e golpes.
O flagrante ocorreu na Praça Pedro Gomes, em frente à Rua Alto da Boa Vista, ao lado da agência do Banco do Brasil. Segundo moradores, após a repercussão nas redes, o material teria sido recolhido. Em nota, a instituição afirmou que "apura as informações relacionadas ao caso e adota todas as medidas preventivas e legais para preservar seus clientes e usuários".
Passagens Passagens internacionais para a Bahia crescem mais de 40% no Carnaval e superam média nacional
Redes sociais Redes sociais concentram 78% das fraudes digitais no Brasil em 2025, aponta Serasa
Relações de trabalho PGR defende legalidade da pejotização e competência da Justiça comum para analisar contratos
Entregas Lula e Jerônimo Rodrigues entregam investimentos na Bahia
Brasil Não há mais razão para manter escala 6x1 e jornada de 44h, diz senador
Tensão Código de Ética do STF gera tensão entre Fachin e Moraes 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 37°
ChuvaMín. 22° Máx. 36°
Chuva



