Eritan Machado - Foto: Boca de Forno News
O Sindicato dos Bancários de Feira de Santana realizou uma comemoração antecipada do Dia das Crianças neste domingo (5), no Clube dos Bancários, em Feira de Santana. Eritan Machado, presidente do Sindicato, falou sobre a festa. “É uma festa tradicional onde o sindicato mostra que não pensa apenas no adulto, mas também em seus filhos. Fazemos isso para trazer a família para o clube e os pequenos e as pequenas poderem brincar, se divertir e comer as guloseimas oferecidas. E dar um descanso aos pais. Queremos manter essa tradição”.
Uma manifestação deve ainda acontecer esta semana, ressalta. “Vamos fazer uma manifestação na próxima terça-feira (7), em defesa do plano de saúde da Caixa Econômica Federal. É um ataque que estamos sofrendo em relação a uma garantia que conseguimos conquistar ao longo desses anos de luta e infelizmente o banco tem mantido a posição de não retirar o teto para que possamos ter o cumprimento do nosso acordo coletivo”.
Foto: Boca de Forno News
Na Caixa, salienta Eritan, o acordo prevê o custeio do plano de saúde em 70%. “Com o teto, a Caixa não consegue cumprir essa parte do acordo e a mensalidade dos bancários fica sendo reajustadas acima da inflação, tornando o plano inviável. Por isso, faremos a manifestação em frente a Agência da Caixa Princesa do Sertão”.
O bancário tem vivido uma situação extremamente delicada com o avanço das Inteligências Artificiais (IAs), alerta o vice-presidente. “Entendemos que elas deveriam vim para favorecer o trabalhador e fazer com que ele tivesse uma rotina de trabalho mais tranquila. O que não é o caso do bancário, que tem trabalhado cada vez mais. Em compensação, os bancos tem utilizado as IAs para turbinar seus lucros, fazendo com que os bancários sejam demitidos. Estamos preocupados, nas ruas e nas redes sociais fazendo manifestação para frear essa sanha dos bancos em aumentar seus lucros”.
Os clientes sofrem enormes prejuízos com isso, diz Eritan. “Principalmente no que diz respeito a qualidade no atendimento. E também no custeio desse atendimento. O banco coloca cada vez mais tarifas exorbitantes para que os clientes trabalhem para o próprio banco. Quando você busca o atendimento no internet banking é você que está trabalhando para o banco e não o banco que está servindo, oferecendo atendimento para você. Em uma agência bancária de Feira de Santana hoje, o cliente não passa menos de uma hora para ser atendido. Pedimos que os bancos contratem mais empregados para justamente dar um atendimento de qualidade para o cliente”.
Edmilson Cerqueira - Foto: Boca de Forno News
Edmilson Cerqueira, diretor de Comunicação da entidade, ressaltou que além da luta em favor dos trabalhadores no país, tem que fazer também o entretenimento. “Fazer dias como esse, com brinquedos, palhaços, acaba tirando a criança das telas dos computadores e celulares. Ultimamente as telas tem os prejudicado demais. Apelo aos pais que tirem tempo para levar suas crianças aos campos de futebol, brincar de gude, arraia, para a crianças serem crianças e não estarem sendo adultizadas na internet como estão na atualidade”.
Para ele, esse é um dia especial em que os bancários são recepcionados com suas famílias e amigos. “Sempre fazemos esse dia. As crianças compareceram ao lado dos pais, apesar do tempo meio nublado e chuvoso. Já é um sucesso mais esse evento que o sindicato promove e o nosso clube faz isso, leva entretenimento a todos eles para fazer a diferença”.
Foto: Boca de Forno News
Há 46 anos como bancário, Edmilson lembra que seus filhos aprenderam a nada no clube e desde que começou a profissão sempre existiu a festa do Dia das Crianças no sindicato. “Sempre temos essas festas tradicionais como o Forró Pré-Datado, Sexta Sem Meta, Lavagem dos Bancários, vários eventos temáticos e somos sempre prestigiados”.
Foram oferecidos para as crianças gratuitamente pipoca doce, salgadas, salgadinho, picolé, algodão doce, balas, pirulitos e para os pais feijoada, tira-gostos e cerveja. “Pensamos nisso também porque, se você vem com a família, não vai voltar para casa para almoçar. Tudo com preço barato”.
O próximo evento que a entidade pensa em fazer é uma Sexta Sem Meta, esperando o Ano Novo que será toda de branco. “Faremos uma espécie de confraternização para esperar o Ano Novo. Queremos fazer no início de novembro e será uma festa com a opção de vir de branco com bandas de axé para festejarmos a virada do ano de forma antecipada”, finaliza.
Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 33°
Tempo limpo