Confrontada com inúmeras mudanças sociais ocorridas no país e alterações concretizadas na legislação em âmbito federal, é possível perceber que a Lei Orgânica Municipal (LOM) de Feira de Santana carece de atualização para se adequar aos anseios dos feirenses. A observação é do advogado legislativo, Mateus Souza, que fez palestra na manhã desta sexta-feira (3) em evento promovido pela Escola do Legislativo da Câmara.
Ao abordar o tema “Necessidade de atualização da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara”, o especialista afirmou que por não atender mais alguns anseios da atualidade, a LOM de Feira precisa de mudança. “De 1988 até hoje, por exemplo, a Constituição Federal já sofreu 136 alterações através de emendas parlamentares.
“Algumas destas, têm reflexo direto no município e impactam na vida dos cidadãos. E Feira é um destes lugares que está com defasagem na atualização”, disse, explicando ter feito uma breve análise da legislação. Alguns pontos de maior evidência são os relacionados a políticas públicas para as mulheres, novas diretrizes de licitações e questões atuais sobre tributação e meio ambiente. “A nova lei de licitações repaginou por completo o sistema de compras no poder público. Guarda Municipal agora vai passar a ser polícia municipal, exigindo regulamentação especifica”, destacou.
Especialista em reforma destas legislações (Lei Orgânica e Regimento Interno), Mateus Souza está fazendo a atualização em mais ou menos 20 municípios. Ele lembrou que elaboração é muito difícil e exige firme obediência às técnicas legislativas e às fases do processo. Criar uma comissão especial para ficar à frente dos trabalhos, fazer análise minuciosa e promover discussões com comissões e vereadores, o que resultará numa anteproposta. Passando esta fase, explicou o advogado, se faz a divulgação no Diário Oficial e organiza-se audiências públicas temáticas.
“Próximo passo é o da consulta popular para a sociedade civil opinar e participar. Criamos um link por onde o cidadão interage. Mas também poderá vir à Câmara e dar sua sugestão”, garantiu Mateus Souza, ressaltando que depois disto o resultado é a proposta a ser apreciada pelo Legislativo. Em seguida, inicia o procedimento para atualização do Regimento da Câmara.
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana
Hospital Baiano Governo da Bahia autoriza construção do Hospital Baiano de Oncologia em Feira de Santana
Denuncia Moradores reclamam de demora de mais de três horas no atendimento do CEAF
Duplicação Prefeito Zé Ronaldo detalha obra de urbanização da Avenida Artêmia Pires
Grilagem Corregedoria afasta titular de cartório em Feira por suspeita de grilagem 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nublado



