Na manhã desta terça-feira (30), um mutirão de limpeza foi realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) em um prédio localizado no Conjunto Feira VI, em Feira de Santana. O imóvel pertence a um idoso de 60 anos diagnosticado com Síndrome de Diógenes, conhecida popularmente como “síndrome do acumulador”.
De acordo com as assistentes sociais Jaqueline Brito de Santana e Ivânia Anunciação, a condição é um transtorno que leva a pessoa a acumular grandes quantidades de objetos e lixo dentro de casa, acreditando que poderão reutilizar ou vender os materiais. “Geralmente são pessoas que moram sozinhas que adquirem essa síndrome. Elas acreditam que, ao guardar o lixo, estão reciclando. A população não deve olhar com julgamento, mas sim compreender como uma doença”, explicou Jaqueline.
O chefe da Divisão de Limpeza, Hamilton dos Santos, acompanhou a ação e destacou que o acúmulo no prédio já ocorria há cerca de seis anos. O local apresentava grande quantidade de sujeira, além da presença de insetos e roedores, o que representava riscos tanto para o morador quanto para a vizinhança.
Diante da gravidade da situação, a operação foi organizada para garantir melhores condições de vida e saúde ao idoso e também mais segurança e bem-estar para os moradores da região.
"Se qualquer cidadão perceber algum tipo de acúmulo de lixo pode ligar para o 156 ou informar presencialmente na Secretaria de Serviços Públicos, setor de serviço social", conclui Hamilton.
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 16° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 17° Máx. 28°
Tempo nublado