A chegada da primavera, a estação que conecta o inverno com o verão, é reconhecida por diversos povos e culturas. Em várias regiões do planeta, tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul, a primavera é recebida com festas e manifestações artísticas que celebram seu renascimento de cores e formas. O sol torna-se um convidado mais presente, estimulando as pessoas a redescobrirem espaços abertos e a darem mais atenção ao cultivo de jardins. Os poemas e relatos de primavera enriquecem o acervo das línguas, transmitindo palavras delicadas que evocam as belezas que a estação traz para o dia a dia
Esta estação do ano anuncia a renascença da natureza, um convite à comunhão com o meio ambiente. A mudança climática refresca as paisagens e altera o comportamento dos animais. O movimento é convidativo para a prática de exercícios: a exposição ao sol promove a síntese de vitamina D e melhora o humor, reduzindo quadros depressivos. Contudo, o estágio de transição também apresenta dificuldades para algumas pessoas, como quadros de rinite e outras alergias sazonais.
O termo primavera deriva do latim prima vera, que significa «primeira primavera» . Na maior parte do hemisfério norte da Terra, esta ocorre entre 20 e 23 de março, enquanto que no hemisfério sul as datas situam-se entre 22 e 23 de setembro. A primavera pode ser considerada uma estação de renovação e de recomeço, pois nela tudo renasce após o período invernal. Por sugestão de Camões, é igualmente chamada da juventude da Terra e, devido à sua importância, está associada às festas de primavera, mediante as quais as civilizações indígenas faziam-lhes oferendas para um bom cultivo à Mãe Terra. Também os animais, particularmente as aves, celebram esta época do incipiente recomeço com cantos e danças.
É a altura em que o Sol começa a dar-nos mais horas de luz e mais calor, fazendo com que a Mãe Terra acabe o longo sono que teve no inverno. Após o longo período de frio, que fez muita coisa morrer, eis então que começa o tempo do despertar. Os campos e as árvores enchem-se de flores, as abelhas carregam o seu mel, as andorinhas regressam e o cantar dos pássaros enche-nos os ouvidos.
A entrada da primavera traz consigo sentimentos de alegria e renovação, representando o renascimento da vida vegetal com o desabrochar das primeiras flores. Mudanças climáticas específicas identificam a estação, acompanhadas do despertar dos animais que hibernaram no inverno. Toda a atmosfera, a natureza e as pessoas enfatizam a importância da primavera.
Além do florescer das plantas, a primavera traz benefícios para a saúde e o bem-estar. Festejar oficialmente a chegada da primavera é habitual em diversas culturas, e histórias associadas à estação têm sido registradas há milhares de anos. Caminhadas e brincadeiras ao ar livre tornam-se frequentes nos dias mais quentes, quando o sol é convidativo. Atividades físicas praticadas sob essa luz solar melhoram significativamente a qualidade de vida. No entanto, a estação também apresenta alguns inconvenientes, como alergias no nariz, olhos e pulmões provocadas pelos altos níveis de pólen na atmosfera.
Por Alberto Peixoto
Santa Bárbara Caruru de Santa Bárbara retorna ao Mercado Municipal de Santo Estevão Velho com tradição, fé e identidade cultural
Orquestra da Uefs Orquestra da Uefs se apresenta no Teatro do Sesc, nesta sexta
Festival de Violeiro Uefs promove 47° Festival de Violeiros de Feira de Santana no dia 05 de dezembro
Cultura Filarmônica União Sanfelixta realiza IX Encontro de Filarmônicas em São Félix neste fim de semana
Crônica da semana A deusa Atena e o sexo na Grécia antiga
Cultura Poeta cachoeirano Guiba Melo lança videoclipe gravado em Paris e apresenta o samba “O brasiliano e o desacordo linguístico” 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas



