Terça, 23 de Setembro de 2025 10:58
75 9 9702 9169
Bahia Causa LGBTQIAPN+

Santo Amaro realiza a 14ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+

Parada acontecerá em dois dias, 27 e 18 de setembro, com diversas atracões e com o tema Nosso orgulho tem história: celebrar conquistas e defender direitos”.

23/09/2025 08h17
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
José Carlos Doria - Foto: Boca de Forno News
José Carlos Doria - Foto: Boca de Forno News

Nos dias 27 e 28 de setembro acontecerá a 14ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ da cidade de Santo Amaro da Purificação. José Carlos Doria falou sobre o evento. Ele explicou que no dia 27 ele vai acontecer no Circuito Dr. Bião, às 21h, com um grande show transformista do qual ele participará com Michele Sabatelli. “Ano passado fui Rainha da Para Gay e esse ano passarei a faixa. Teremos ainda todos os transformistas de Santo Amaro e três estão vindo de Salvador. Tem ainda duas atracões confirmadas: Pagode K2 e Caçamba Azul”.

No domingo acontece a Parada Gay. “O Grupo Gay de Santo Amaro, que tem como representante Zito Lago, está organizando. O trio sairá do circuito do Circo Operário até a Rua do INSS. A concentração é a partir das 15h e provavelmente a Parada sai às 16h com dois DJs de Salvador: DJ Alan e Dj Chiquinho”.

A expectativa é grande. “Que a comunidade possa abraçar os nossos direitos. O tema desse ano é “Nosso orgulho tem história: celebrar conquistas e defender direitos”. “O que pedimos é que, junto com o povo e o poder público, possamos garantir os nossos direitos. A cada ano, Zito tem uma proposta da cidade ter uma Casa de Acolhimento para que possamos ter mais direitos e fazer o processo de harmonização, que possamos ter acompanhamento psicológico e assistência social”.

A comunidade ainda passa por situações de preconceito no dia a dia. “O que agrava ainda mais é a falta de oportunidade de emprego. As pessoas ainda tem uma certa discriminação de nos vermos no mercado de trabalho, principalmente as travestis e as transexuais que não conseguem oportunidade nem no comércio e nem no setor público”.

A homofobia, ressalta José, acontece diariamente. “No olhar, no apertar de mão, nas críticas, a falta de tratamento pelo pronome adequado para travestis e trans. Que possamos ter oportunidades e sermos vistos como seres humanos que somos. Que mais portas possam ser abertas para a nossa classe”.

Esse ano, as madrinhas da Parada serão a secretária de Mulher, Deise Lucia, e Paloma do Sítio Camaçari, transformista e trans, que faz um trabalho bonito na comunidade, e o padrinho o vereador Kleber Feião. “Precisamos de apoio das nossas famílias, das comunidades, do poder público para garantir os nossos direitos”.

O evento tem o apoio do Governo Municipal, através do prefeito Flaviano Bomfim e das Secretarias, alguns empresários. “Para que possamos proporcionar não apenas luxo, mas todo o brilhantismo e gás que temos para mostrar o nosso trabalho”.

A cada ano eles sentem mais apoio da comunidade. “Eles nos abraçam, nos aplaudem e nos dão uma palavra de conforto e apoio. Eles nos incentivam a lutar por nossos direitos”, finaliza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.