Alguns deputados federais manifestaram arrependimento nas redes sociais após votarem a favor da chamada PEC da Blindagem. A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados na última terça-feira (16), com 344 votos favoráveis e 133 contrários.
O deputado Pedro Campos (PSB), irmão do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e líder do partido na Casa, publicou um vídeo admitindo o erro.
“Nós, do campo progressista, tínhamos duas posições possíveis. Uma era dizer que não aceitaríamos discutir nenhum ponto dessa PEC, e arriscar que a anistia passasse, além de ver pautas importantes do governo, como a tarifa social de energia e o Imposto de Renda, boicotadas. A outra era discutir o texto da PEC, tentar retirar os maiores absurdos e buscar um caminho para barrar a anistia e avançar nas pautas populares”, explicou o parlamentar.
Em nota de retratação divulgada nas redes sociais, Merlong Solano (PT) pediu desculpas ao povo do Piauí e, em especial, ao seu partido pelo voto. “Não pensem que foi uma decisão fácil. Na política, por vezes somos levados a fazer escolhas difíceis, que exigem renúncias e sacrifícios”, escreveu.
Outra parlamentar que se desculpou com os eleitores e que chegou a anunciar sua desfiliação do partido após a polêmica, foi Silvye Alves (União Brasil). “Eu segui minha intuição e votei contra. A partir desse momento, comecei a receber muitas ligações de pessoas influentes do Congresso Nacional. Disseram que, com a votação contrária, eu sofreria muitas retaliações”, contou.
Silvye acrescentou que, diante da pressão, foi “covarde” e mudou seu voto para que a PEC fosse aprovada.
Por fim, o deputado Thiago de Joaldo (PP) afirmou que, após a votação, passou a se informar melhor sobre o tema.”Recebi ligações de especialistas, me atentei mais à proposta. Reconheço que falhei, peço desculpas e trabalharei para corrigir”, disse.
Política Deputado Nelson Leal abandona reeleição e assume campanha de ACM Neto
Política “Candidatos governistas” e “votos em regiões distintas” seriam pontos fortes para PSB receberem deputados estaduais do PP; entenda
Anguera Anguera celebra 64 anos com programação especial e investimentos em lazer, educação e saúde
Aborto legal Câmara aprova projeto que dificulta aborto legal em crianças vítimas de estupro
Brasil–França Jerônimo Rodrigues, Margareth Menezes e Emmanuel Macron abrem Festival Nosso Futuro Brasil–França
Cachoeira Câmara de Cachoeira tem contas de 2024 aprovadas sem ressalvas sob gestão de Laelson de Roxo 
Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva



