Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (17), revelou que 64% dos brasileiros aprovam a postura do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em defender a soberania do Brasil frente às sanções impostas pelos Estados Unidos. Por outro lado, 26% consideram que o governo age de forma errada, enquanto 10% não souberam ou não responderam à pergunta.
As sanções americanas incluem tarifas de 50% sobre parte das exportações brasileiras e a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, além do cancelamento de vistos para autoridades brasileiras, como o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Essas medidas estão relacionadas à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e à balança comercial desfavorável aos EUA.
Em resposta, o governo Lula adotou uma série de estratégias, como uma nova campanha com o slogan “governo do Brasil, do lado do povo brasileiro” e a criação de um boné azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros”, em alusão ao boné vermelho MAGA de Donald Trump. A pesquisa, realizada entre 12 e 14 de setembro, ouviu 2.004 pessoas e tem margem de erro de 2 pontos percentuais.
Mín. 17° Máx. 30°
Mín. 17° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 31°
Tempo limpo