Em entrevista à rádio Metrópole nesta sexta-feira (12), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) explicou as intenções com a criação de uma secretaria especial voltada à ponte Salvador-Itaparica. O projeto de lei para instituir a nova pasta foi encaminhado na última terça-feira (9) para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
“Eu não posso delegar a uma secretaria, a uma superintendência ou a uma diretoria a arte de poder coordenar isso. Nós temos R$ 3 bilhões do governo federal, mais R$ 2 bilhões do Estado. Tem que gerenciar essa aplicação. Não é só a ponte. Foi o pacote, eles [o consórcio] ganharam a obra e a gestão da ponte. Uma PPP que vai gerenciar o fluxo, cobrar pedágio, fazer manutenção, tal qual a ponte Rio-Niterói. Qualquer outro gestor faria isso [a criação da secretaria]. Isso aí é a lógica para um projeto desse porte”, afirmou.
“Não vou criar uma secretaria gigante, não é a minha intenção. É um grupo pequeno, limitado, mas que possa dar conta de responder às demandas da ponte e às minhas determinações, seja financeira ou de diálogo”, acrescentou Jerônimo.
Segundo o governador, o contrato estabelece que o consórcio responsável pela obra tem um ano para iniciar a construção. Ele também negou que haja falta de diálogo com comunidades que podem ser impactadas.
“Não está tendo ausência de diálogo, nós estamos conversando com todos os públicos, temos a preocupação e a minha origem me obriga a poder fazer algo com os indígenas, os terreiros, os ambientalistas. Vai ter impacto urbano? Vai ter impacto urbano, especulação imobiliária. Mas o que a gente pode fazer para conter ou para fazer um projeto que não estrague as nossas belezas naturais?”, questionou.
Ainda durante a entrevista, Jerônimo anunciou que pretende encaminhar até segunda (15) um projeto de lei para autorizar o pagamento de um abono a todos os professores da rede estadual, ativos e aposentados. O benefício também contemplará os profissionais que não têm acesso direto aos recursos já previstos em lei.
“Vamos pegar todos os professores, aposentados e da ativa, e pagar abono. Devo estar enviando hoje [sexta] ou na segunda-feira um projeto de lei para poder pagar, quitar. Espero que até o final de setembro a gente pague essa etapa, 40% do recurso que veio aos professores da rede estadual”, disse.
Diálogo
Jerônimo falou ainda sobre o andamento das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e ressaltou o diálogo com o prefeito Bruno Reis (União Brasil) na busca por soluções integradas para a mobilidade urbana. O governador afirmou que a conversa com o gestor municipal tem ocorrido em caráter técnico e colaborativo, com o objetivo de evitar a sobreposição de modais e aprimorar o transporte coletivo da capital
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 29°
Parcialmente nublado