Um corpo que dança é também um corpo que envelhece, se transforma e amadurece como quem descasca camadas de uma cebola até chegar à sua essência mais genuína. É nesse fluxo entre pele e memória, entre as marcas da vida e a persistência do movimento, que a Áttomos Cia. de Dança celebra seus 25 anos de trajetória por territórios da Bahia. Em Salvador, a festa será com a temporada do espetáculo “Poesia de Um Corpo”, de 11 a 15 de setembro, às 19h30 - sessão do dia 14 de setembro ocorre às 17h -, Espaço Xisto Bahia, com acesso gratuito e sessão com audiodescrição no dia 12/09.
No palco, a obra abre espaço para inquietações profundas sobre o existir e suas contradições. Um tecido de danças modernas encruzilhado pelas poéticas das danças afrobrasileiras, pulsos percussivos e cortes de cenas não convencionais que convidam o público a partilhar a experiência — não como plateia distante, mas como parte da criação. “Poesia de Um Corpo” encarna os orgulhos selvagens que surgem da convivência diária, revelando um mundo em que a dança se instala nos espaços comuns, nos vazios e nos gestos cotidianos.
O espetáculo, que estreou em 2012, retorna agora com um novo elenco, corpos que, como cebolas, carregam camadas de vivências, memórias e aprendizagens, oferecendo ao público uma dança madura, sensível e pulsante. Sob a direção e coreografia de Anderson Rodrigo, que concebe a obra em conjunto com Pablo de Paula, a obra conta com assistência coreográfica de Luana Fulô e interpretação de Luana Fulô, Lukas de Jesus, Flávio Bueno, Marcus Kundesi, Laiane Carmo, Maria Diamantina, Raijane Gama e Uz Cavalcante.

A montagem se apoia na sonoplastia e edição de trilha de José Maia, e na operação de luz de Pablo de Paula e Sérgio Bezerra, compondo um espetáculo que revisita a experiência da obra original, agora atravessada por novas histórias, trajetórias e intensidades de cada intérprete.
O projeto comemorativo de 25 anos
A temporada de “Poesia de Um Corpo” integra o projeto de comemoração dos 25 anos da companhia, dirigida e coreografada por Anderson Rodrigo. A celebração teve início em agosto, com a estreia da obra “A Fuga Para Frente” em Itabuna, a ser apresentada também em outubro no Teatro Alberto Martins, em Camaçari (dias 10 e 11/10, às 19h, entrada gratuita e audiodescrição na sessão do dia 10).
Nessa obra, o ato de fugir é ressignificado como impulso de sobrevivência e reinvenção. Chapéus cenográficos surgem como metáforas das ideias impostas — autoritárias, machistas, midiáticas — das quais buscamos nos libertar, enquanto bolas que invadem o espaço cênico representam sonhos que podem tanto aprisionar quanto libertar. Saltos, giros e deslocamentos coreográficos recriam o trânsito cotidiano: acordar, sair para o trabalho, correr contra o tempo. Um gesto de dança que transforma a urgência em poesia.

Além das temporadas, o projeto comemorativo se expande em aulas abertas, oficinas de criação, bate-papos, a terceira edição da ação “Áttomos Convida” e na participação da companhia no Festival Vale Que Dança, que será realizado de 30 de outubro a 2 de novembro no Vale do Capão (Chapada Diamantina).
A companhia
Desde 2000, a Áttomos Cia. de Dança se faz presente na cena baiana e nacional como um território de invenção. São 25 anos de pesquisa em dança que não se limitam a técnicas ou estilos, mas que se alimentam de experiências de vida e de cruzamentos estéticos. Cada integrante traz seu repertório pessoal, que se entrelaça na construção de obras imagéticas, abertas a múltiplas leituras.
Mais do que apresentar espetáculos, a Áttomos provoca o público a acessar memórias, desejos e contradições, abrindo espaço para que cada pessoa se reconheça na cena. O diretor e coreógrafo Anderson Rodrigo sustenta que a dança da companhia é um exercício de diversidade e resistência, um gesto que insiste em encontrar beleza no desconforto e potência no inacabado.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal.
Serviço
Espetáculo “Poesia de Um Corpo” – Áttomos Cia. de Dança (25 anos)
📍 Local: Espaço Xisto Bahia – R. General Labatut, 27, Barris, Salvador – BA
📅 Data: 11 a 15 de setembro de 2025 - Quinta, Sexta e Sábado e Segunda, às 19:30; e Domingo, às 17h
🎟 Entrada: Gratuita
♿ Acessibilidade: Sessão com audiodescrição no dia 12/09
🔎 Mais informações: @attomosciadedanca
Santa Bárbara Caruru de Santa Bárbara retorna ao Mercado Municipal de Santo Estevão Velho com tradição, fé e identidade cultural
Orquestra da Uefs Orquestra da Uefs se apresenta no Teatro do Sesc, nesta sexta
Festival de Violeiro Uefs promove 47° Festival de Violeiros de Feira de Santana no dia 05 de dezembro
Cultura Filarmônica União Sanfelixta realiza IX Encontro de Filarmônicas em São Félix neste fim de semana
Crônica da semana A deusa Atena e o sexo na Grécia antiga
Cultura Poeta cachoeirano Guiba Melo lança videoclipe gravado em Paris e apresenta o samba “O brasiliano e o desacordo linguístico” 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas



