A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5) que a mpox, antes intitulada como monkeypox e conhecida como varíola dos macacos, deixou de ser considerada uma emergência de saúde pública de interesse internacional. A decisão ocorreu após queda constante de casos em países africanos, como República Democrática do Congo, Burundi, Uganda e Serra Leoa.
Apesar da redução, a OMS alertou que a doença continua representando risco relevante à saúde global. O Comitê de Emergência da organização, que monitora a situação periodicamente, respaldou a revogação do status de emergência.
A mpox, transmitida por contato próximo, provoca sintomas semelhantes aos da gripe e lesões cutâneas purulentas. Embora geralmente leve, pode ser fatal para crianças, gestantes e pessoas com HIV, exigindo atenção contínua.
Saúde Senador Otto Alencar passa por cirurgia cardíaca e permanece em observação na UTI
Alerta Brasil tem seis mortes por suspeita de uso de canetas emagrecedoras
Saúde Feira de Santana avança para realizar o sonho do Hospital Municipal: 110 leitos e investimento superior a R$ 260 milhões
Saúde OMS alerta que 40% dos casos de câncer no mundo podem ser prevenidos
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (1º) abordou as diferenças entre check-up e rastreamento de doenças silenciosas
Saúde Ministério da Saúde descarta risco do vírus Nipah no Brasil 
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Tempo nublado



