Foto: Boca de Forno News
A cidade de Feira de Santana sedia, neste sábado (6), o 2º Grande Evento UNAGRO, um dos maiores encontros do agronegócio da Bahia que acontece a partir das 8h, no Cajueiro Convenções. O encontro reune produtores rurais de diversas regiões do estado, além de lideranças políticas, entidades de classe e especialistas nacionais para discutir os rumos do setor.
Foto: Boca de Forno News
O presidente da UNAGRO e secretário de Governo de Feira de Santana, Luiz Bahia Neto, afirmou que o objetivo do evento é defender as pautas de interesse do agro negócio. A entidade já atua em muitas frentes da Bahia desde as invasões das propriedades rurais, em defesa da propriedade privada e na segurança no campo com monitoramento para evitar roubos e furtos de gado e da propriedade. E agora estamos atuando na supressão de vegetação que está acontecer mais na parte da Chapada Diamantina e do oeste da Bahia”. O objetivo principal é congregar a união do produtor rural do estado para fortalecer e dar legitimidade a entidade para representar esse setor no estado.
Foto: Boca de Forno News
O palestrante e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, afirmou que abordou segurança alimentar, agricultura, geopolítica e os desafios do Brasil nessa área. “Mas também abordar o momento de divisão e fragmentação que o país vive no vale tudo pelo poder e pouco vale a ideia do interesse nacional. Precisamos superar essa fase e nos unir para enfrentar os desafios, voltar a crescer, reduzir as desigualdades e valorizar a democracia”.
Ele se diz sobre sua posição sobre a anistia. “O Brasil tem tradição na anistia, sempre buscando a pacificação. No momento, vivemos um clima de guerra e não tem anistia no meio dela. No dia que todos estiverem dispostos a pacificação quem sabe chegou o momento para anistia. Sou a favor da pacificação e de uma anistia negociada entre o Congresso Nacional, STF, governo e a oposição”. Ba opinião do ex-ministro, o STF se tornou um poder de tudo, onde pode julgar tudo, substituindo o Congresso e o Executivo, o que gera uma insegurança institucional.
Sobre o tarifaço dos Estados Unidos, ele disse que o país tem se mostrado uma potência arrogante, como sempre foi. “Pousam de quem pode resolver os problemas do mundo a partir do seus interesses, mas o Brasil deve procurar manter relações cordiais porque é um vizinho importante e não deve aceitar chantagem e nem se submeter aos seus caprichos”.
Foto: Boca de Forno News
Isabela Suarez, presidente da Associação Comercial da Bahia, disse que ao falar de agronegócio é preciso lembrar que foi em nossa entidade onde os preços dos primeiros produtos agrícolas foram discutidos. “Somos uma instituição de 214 anos que sempre contribuiu para o desenvolvimento econômico do estado. Estar hoje representando a instituição para um segmento que tem quase 25% dos números do estado é importante. O produtor precisa de infraestrutura, uma uniformização da legislação ambiental unificada para que tenha em seu ambiente segurança jurídica”.
Foto: Boca de Forno News
O candidato ao governo do estado, ACM Neto, também esteve presente no evento e ressaltou que a insegurança no campo e o fato de a Bahia ser o estado que menos cumpre decisões judicias de reintegração de posse, trazendo inseguras jurídica de quem tem a sua propriedade, é um problema. “Precisamos reconhecer o problema e dar a importância que o agro precisa ter e a força que ele pode trazer para o nosso estado em desenvolvimento econômico e geração de emprego. Feito isso, estruturar a parte das políticas públicas chamando as principais lideranças do agro na Bahia para trabalhar em conjunto e assegure o desenvolvimento do pequeno, médio e grande produtor e por fim o desenvolvimento do estado”.
Foto: Boca de Forno News
O prefeito José Ronaldo também esteve presente no evento. Ele ressaltou que esse é o segundo evento que acontece na cidade. “Esse evento é como se fosse uma pré-Expofeira, mesmo sendo um evento estadual. Aqui se reúnem produtores da Bahia afora e nossa cidade volta com toda força a estar dentro do cenário do agronegócio e da pecuária”, finaliza.
Foto: Boca de Forno News
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsas