Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues veio a Feira de Santana acompanhado do ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, para anunciar a autorização de início de obras do programa Minha Casa Minha Vida na Faixa Urbano, que contemplará 300 unidades habitacionais em municípios baianos. Além disso, houve a assinatura de contratos do Minha Casa Minha Vida Rural para construção de 1.296 casas em diversas cidades da Bahia.
Rui Costa afirmou que afirmou que as unidades estão sendo construídas em parceria com os governadores. “Quando o presidente Lula assumiu, em janeiro de 2023, encontrou 87 mil habitações paralisadas. Com parceria entre governo e municípios, quase todas foram retomadas. Fixamos uma meta para quatro anos do mandato do presidente Lula de chegar a dois milhões de unidades. Hoje, já são mais de um milhão e trezentas e cinquenta unidades já foram entregues, trezentos e cinquenta mil em obras, e anunciamos mais 3.400 contratos para início imediato”, afirmou o ministro.
O ministro dirigiu-se ainda aos prefeitos e prefeitas, líderes de entidades, dirigentes ou donos de empresas de construção, que constroem o Minha Casa Minha Vida, para dizer que neste momento estão abertas as inscrições para apresentação de propostas. “Quem tiver o projeto procure a agência da Caixa Econômica Federal, apresente e se tiver tudo certo, já vai contratar para iniciar a obra. Estamos dando prioridade a quem está com tudo pronto e chega primeiro”, disse.
Julgamento de Bolsonaro
Rui disse ainda que está evitando, junto com o presidente, de falar sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Isso porque como democrata e defensor do Estado que é, acredita que as pessoas tem direito de se defender quando é acusado de alguma coisa. “Ele tem direito de se defender para provar que é inocente e a Justiça e o Ministério Público analisará essas provas e chegar à conclusão que condena ou inocenta”.
O que Rui acha é que as pessoas que apoiam o ex-presidente estão o condenando previamente. “O governador de São Paulo disse que anistiaria Bolsonaro caso eleito fosse presidente. Se ele vai anistiar é porque ele já considera que ele é culpado. Ele já sentenciou o ex-presidente porque só se anistia quem é condenado. Acho esquisito isso. Enquanto alguns anunciam hospitais, escolas ele anuncia que vai anistiar um condenado”.
Governador
Jerônimo Rodrigues - Foto: Boca de Forno News
O governador Jerônimo Rodrigues disse em sua fala que a entrega dessas unidades vai muito além da entrega de moradias. Isso porque essas pessoas precisam ter acesso aos serviços públicos como coleta de lixo, saúde, educação, segurança, iluminação. Essa responsabilidade deve, inclusive, ser compartilhada entre os três entes da federação.
“Unidades básicas de Saúde, creches, escolas. É todo um planejamento completo para a construção dessas moradias. A execução depende do planejamento conjunto entre União, Estado e Prefeitura. Logo após a entrega, os moradores precisam se organizar para garantir a manutenção e a segurança do condomínio”, destaca.
Foto: Boca de Forno News
Jerônimo finaliza afirmando que essa é a parceria Bahia-Brasil reforçando nosso compromisso com habitação digna e com a qualidade de vida da nossa gente.
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 22°
Chuva