O diretor da Casa do Trabalhador de Feira de Santana, Magno Felzemburg, falou que pessoas de 50 a 64 anos estão conseguindo se inserir no mercado de trabalho na cidade. São dados do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. “Comparei os seus primeiros meses do ano passado com esse ano, observei que a cidade teve um saldo negativo, ou seja, demitiu mais do que contratou nessa faixa etária. Esse ano foi diferente. O saldo foi positivo e razoável. Contratou mais do que demitiu”.
Isso mostra, destaca o diretor, que a experiência de vida tem agregado. “A responsabilidade, o cumprimento de horário e regras, objetivos da empresa, relacionamento com clientes, tudo isso agrega, já que a cidade contrata mais no setor de serviços. É animador porque há uma mudança no panorama de contratação comparada com a própria faixa etária. A faixa etária que mais contrata na cidade é de 18 a 24 anos. O jovem busca uma regra mais flexível em horaria de trabalho, mas poderia ser mais”.
A cidade tem tido ainda um momento abençoado com o surgimento de empregos com novas empresas chegando a ela. “Uma empresa de São Paulo está vindo para investir e se vem por esse motivo é porque sabem que a cidade fornece essa logística para o seu crescimento e que a cidade tem potencial. Está sempre fluindo, os empregos estão aparecendo e tem que ficar atento nas qualificações”.
Ele ressalta ainda que está mais fácil ser contratado com nível técnico do que nível superior. “A tendência do mercado é que quem tem nível superior faça algo na área técnica para agregar em seu currículo porque as empresas precisam que as pessoas exerçam várias atividades para ter um salário melhor”.
Todos os dias às 15h as vagas são atualizadas no site da Prefeitura. “Essas informações também são difundidas em outros sites. Se você achar uma vaga que se adeque ao seu perfil, vá pessoalmente a Casa do Trabalhador com sua carteira de trabalho física ou digital e se estiver no perfil da vaga será encaminhado”.
O que falta para o órgão é um local adequado e investir mais em cursos de qualificação. “Precisamos retomar isso e espero que no final desse ano ou no próximo possamos voltar a exercer essa função”, finaliza.
Mín. 16° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas