Foto: Boca de Forno News
Foi realizado na Câmara de Vereadores da cidade de Santo Amaro da Purificação o evento Agosto Lilás. Ele foi realizado a pedido da vereadora Juliana Conceição e da Procuradoria da Mulher da Casa e contou com a presença de vereadoras das cidades de Santo Amaro, São Francisco do Conde, Saubara, Camaçari. O objetivo era o de discutir a violência contra as mulheres.
A advogada Milena Pinheiro afirmou que esse é um tema importante e que deve ser tratado todos os dias do ano, não apenas em agosto. “A violência doméstica não é um tema atual. Ela é praticada há muitos anos, mas de forma velada e acontece em muitas famílias. Por isso, é muito importante falarmos sobre o assunto. São muitos casos registrados nos últimos anos e, ressalto, que ainda é muito subnotificada. Precisamos fortalecer nossas cidades e o mundo para conscientizar que o respeito as mulheres precisa ser exercido. Hoje a mulher tem muito mais coragem para registrar, não aceitar determinadas situações e falar sobre a violência doméstica”.
Ela lamenta que ainda se tenha a estrutura educacional de que casamento e família devem se resolver dentro de casa e não deve se expor. “Precisamos expor situações que não condizem com uma família e com um lar. As mulheres estão pedindo socorro ao ligar para a polícia e pedir uma pizza ou uma medicação. Precisamos ter profissionais capacitados para perceber se está acontecendo algo ou não porque isso salva vidas”.
Foto: Boca de Forno News
A violência política de gênero também é um grande problema na atualidade. “Infelizmente a mulher sofre todo tipo de violência em vários ambientes e na política tem sido frequente. Isso é deprimente, deve ser rechaçado e abortado. Não podemos, na sociedade atual, com tanta evolução, admitir isso. A mulher na política com conhecimento vai trazer vai fazer dele um instrumento de conscientização. Precisamos mudar o olhar da sociedade nesse sentido. A mulher na política tem que ter o poder de falar e é essencial”.
A vereadora de Camaçari, Sales Brito, elogiou a iniciativa da Câmara de Santo Amaro e já sofreu com a violência tendo uma medida protetiva. “Essa ação é importantíssima, de colocar várias mulheres empoderadas para falar sobre o Agosto Lilás e sobre a violência contra a mulher. Muitas mulheres estão caladas, sem voz e nós que somos parlamentares precisamos fazer projetos para acolher e dar assistência a mulher”.
A maioria das eleitoras são mulheres e ela sempre se questiona porque mulher não vota em mulher. “Porque não fortalecemos outra mulher. Sou a única vereadora eleita em Camaçari e precisamos de mais mulheres que nos representem”.
Foto: Boca de Forno News
A vereadora Juliana Conceição afirmou que colocou o projeto em prática e se colocou à disposição de todas as mulheres que estão sofrendo com a violência contra a mulher. “Eu serei sim esse canal em busca de diminuir essa violência e finalmente acabemos com ela. Precisamos estar unidas. Todos sabem pelo que estou passando (Juliana sofre com a violência política de gênero), mas não estou aqui para me vitimizar. Estou aqui para fazer valer os votos que recebi e não existe nenhum aliado melhor que o povo. Eu sei que juntos e juntas faremos a diferença”.
Já a vereadora de São Francisco do Conde, Lígia Costa Rosa, afirmou que é uma honra participar do evento porque seu trabalho legislativo tem sido voltado principalmente para as mulheres franciscanas. “Estamos aqui para conscientizar e fazer com que todos se engajem nessa luta que não é só das mulheres, mas de toda a população”.
Foto: Boca de Forno News
Sua cidade é referência em representatividade de mulheres na Câmara de Vereadores. “Sempre tivemos mulheres na Câmara nos representando, já tivemos uma prefeita. Nossa luta e representatividade é muito abraçada pela população”, finaliza.
Com informações do repórter Gilliard José
Mín. 16° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas