O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu nesta segunda-feira (18) o prazo para a apresentação das alegações finais dos réus do chamado Núcleo 4 da trama golpista. Esse grupo é acusado de articular ações para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder, mesmo após a derrota nas eleições de outubro de 2022.
Segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), os investigados teriam coordenado campanhas de desinformação, espalhando notícias falsas sobre o sistema eleitoral e promovendo ataques virtuais contra autoridades e instituições. O órgão pede a condenação dos réus por envolvimento direto na estratégia que visava fragilizar a democracia e minar a confiança no processo eleitoral brasileiro.
Com a decisão de Moraes, a PGR terá 15 dias para se manifestar formalmente em defesa da condenação dos acusados. Depois, as defesas também terão 15 dias para apresentar seus argumentos finais. Somente após essas etapas o STF deve marcar a data do julgamento.
Entre os integrantes do Núcleo 4 estão militares da ativa e da reserva, além de aliados civis do ex-presidente. São eles: Ailton Gonçalves Moraes Barros (major da reserva do Exército), Ângelo Martins Denicoli (major da reserva), Giancarlo Gomes Rodrigues (subtenente), Guilherme Marques de Almeida (tenente-coronel), Reginaldo Vieira de Abreu (coronel), Marcelo Araújo Bormevet (policial federal) e Carlos Cesar Moretzsohn Rocha (presidente do Instituto Voto Legal).
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado


