Reafirmando o compromisso de realizar um trabalho de união, voltado cada vez mais para o desenvolvimento de Feira de Santana, o Poder Legislativo feirense seguirá em sua nova fase, “propositiva e independente”, durante este segundo período de 2025. A afirmação é do presidente da Câmara, Marcos Lima (União), que garantiu durante pronunciamento na sessão de abertura dos trabalhos do novo semestre, nesta terça (5) continuar firme com este propósito. “Que seja um período bastante produtivo. Feira merece um Legislativo forte e respeitoso”, disse, saudando os colegas, servidores da Casa e demais cidadãos.
O fim do recesso parlamentar, explicou Marcos Lima, não significa apenas o retorno das sessões. “É a continuidade de um trabalho mais transparente e mais conectado com as necessidades de nossa gente”, observou, destacando a importância da atuação dos parlamentares, tanto governistas quanto oposicionistas. Segundo o presidente, embora seja dirigida por um integrante da base do Governo Municipal, a Casa da Cidadania “não se curva a interesses que não sejam os da população”, mantendo como padrão, pontuou ele, “estabelecer um ambiente respeitoso”.
Traçando algumas metas futuras, ele lembrou de conquistas obtidas no primeiro período e prometeu que a Câmara seguirá avançando. “Tivemos capacitação para servidores, regularização de pendências históricas, pagamentos realizados em dia e diálogo aberto com toda a sociedade”. Todos os projetos em tramitação no Legislativo estão disponíveis ao público, sendo mais de 1.300 indicações publicadas no site, após a modernização realizada no Portal da Transparência. “São avanços na digitalização dos processos administrativos e um reflexo do trabalho incansável dos parlamentares”, garantiu.
No campo legislativo, assinalou o presidente, foram 45 projetos recebidos na Casa e nove aprovados. O dirigente destacou os que deram garantia de gratuidade no transporte para pessoas com fibromialgia e anemia falciforme, isenção de IPTU para beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida e direito a meia-passagem para estudantes do ensino técnico. “Compromisso da Casa da Cidadania com justiça fiscal e dignidade humana”, comemorou. Além disso, houve fortalecimento das comissões permanentes e estreitamento da relação com a comunidade.
Neste sentido, destacam-se iniciativas como a ampliação do acesso à Tribuna Livre, criação de canal direto com a Ouvidoria por meio de aplicativo Whatsapp e visitas guiadas destinadas a escolas. Também importante, lembrou o presidente da Câmara, foram os diálogos mantidos com sindicatos, associações e órgãos como o Ministério Público da Bahia. “Agora, estamos implantando a Escola Legislativa em parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia para aprimorar a gestão administrativa da Casa”, informou. Outra promessa que estará no foco da Presidência neste segundo período é um canal de TV. “Estamos em articulação com a Câmara dos Deputados para levar sinal de canal aberto para a população”, disse.
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 29°
Tempo nublado