Sábado, 02 de Agosto de 2025 09:37
75 9 9702 9169
Brasil Ajuda

Moraes nega ajuda do governo Lula contra medida de Trump

Ministro é alvo de sanção imposta pelo presidente Donald Trump, com base na Lei Magnitsky.

01/08/2025 08h04 Atualizada há 1 dia
Por: Karoliny Dias Fonte: A Tarde
Presidente Lula ao lado do ministro Alexandre de Moraes - Foto: Divulgação / TSE
Presidente Lula ao lado do ministro Alexandre de Moraes - Foto: Divulgação / TSE

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), avisou ao governo Lula (PT) que dispensa, por ora, uma ação em sua defesa na Justiça dos Estados Unidos.

Por determinação do presidente Lula e por sugestão de ministros do STF, a AGU (Advocacia-Geral da União) representaria Moraes diante da Justiça norte-americana para questionar a sanção financeira imposta pelo presidente Donald Trump, com base na Lei Magnitsky. A informação é da Folha de S. Paulo.

O uso da estrutura da AGU em favor de Moraes tinha sido sacramentado após encontro fora da agenda de Lula com ministros do Supremo na noite de quarta-feira, 30.

Durante jantar na noite desta quinta-feira, 31, no Palácio da Alvorada, ele afirmou que não pretende estabelecer relação com os EUA. Não está descartada, no entanto, uma atuação da AGU em seu favor em âmbito internacional.

Tranquilidade

De acordo com relatos dos participantes do jantar, Moraes estava tranquilo e minimizou a possibilidade de sofrer as sanções impostas pelo governo americano em território brasileiro. O magistrado disse ainda que não deixará de exercer seu trabalho diante da ameaça.

Presente ao jantar, o advogado-geral da União, Jorge Messias, disse que respeitará a decisão de Moraes. A proposta do governo foi interpretada como mais um sinal da sintonia com o STF diante da interferência de Trump nos assuntos internos — especialmente em relação ao processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os pedidos por anistia para livrá-lo da possível condenação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.