Uma pesquisa Ipespe divulgada pelo jornal Estado de São Paulo mostra que a polarização na política brasileira começa a se refletir no judiciário.
De acordo com o levantamento, 49% dos brasileiros desaprovam as ações do Supremo Tribunal Federal (STF), contra 41% dos que aprovam. Outros 8% não responderam.
A polarização também é registrada quando a avaliação é sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pesquisa mostra que a desaprovação ainda é maior que a aprovação, mas vem caindo. A avaliação negativa oscilou negativamente de 54%, registrada em maio, para 51% do atual levantamento. Já a avaliação positiva subiu de 40% para 43%.
Por outro lado, a avaliação do Congresso Nacional não passa pela mesma polarização. A pesquisa mostra que um cenário de “terra arrasada” no Legislativo. A Câmara tem 63% de desaprovação e 24% de aprovação. Já o Senado é desaprovado por 61% dos entrevistados e aprovado por 25%.
A pesquisa ouviu 2.500 pessoas entre os dias 19 e 22 de julho, após tarifaço anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, ao Brasil. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsas