A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, afirmou que mais uma Unidade Básica de Saúde está chegando para a cidade. Essa será situação na comunidade da Ladeira da Cadeia. Ela disse estar buscando um terreno que seja adequado e siga os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde para a construção da unidade. “É um equipamento de grande porte com cerca de quatro mil² que atenderá as necessidades da comunidade. Buscamos um local que ficasse entre a parte alta e baixa da localidade”.
Serão dois kits disponibilizados para UBS que a cidade estará recebendo com câmaras frias para vacinas, etnógrafo, espirômetro digital e dermatoscópio para tele saúde, eletrocardiógrafo, eletro cautério, desfibrilador externo automático, doppler vascular, laser e ultrassom para fisioterapia, balança portátil com capacidade para até 200kg e outros.
Além disso, ressalta Eliana, essa semana começa a construção da UBS na Av. São Diogo, onde funciona a garagem, que está indo para Capoeiruçu. “Temos ainda uma escola padrão MEC na localidade da Murutuba, que é centralizada e atenderá diversas outras. Receberemos ainda uma ambulância da SAMU e dois kits de equipamentos de tele saúde. Precisamos levar um serviço de saúde humanizado para toda a comunidade cachoeirana”.
Os equipamentos serão distribuídos entre a sede e a zona rural da cidade de forma equilibrada. “São equipamentos de última geração, com uma capacidade de atendimento bem superior tanto na celeridade quanto na detecção as possíveis causas de saúde dos pacientes”.
Obras
O município também tem muitas obras em andamento. As comunidades tem ansiado, principalmente por calcamentos, em que diversas comunidades tem sido beneficiadas. “O calçamento ajuda no socorro, melhora a questão da acessibilidade, ajuda no transporte escolar e influencia nos índices da saúde e educação”.
O Minha Casa, Minha Vida na cidade só está esperando o “start” da Caixa Econômica Federal para o início das obras. A empresa já está credenciada e agora é aguardar o início das 200 unidades na zona rural, 200 de entidades e ainda dois lotes de 50 casas credenciados aguardando para dar início.
Em relação as encostas, a prefeita lembra que as comunidades vem sofrendo a décadas aguardando uma ação do poder público para socorre-los. “A encosta da caixa d’água do Alto do Cruzeiro já está licitada, a empresa já está contratada e só vamos agora assinar a ordem de serviço para iniciar a sua execução. Serão realizadas anda as encostas na comunidade da Faceira”.
Com as chuvas, as equipes da Prefeitura estão à disposição da população prestando todos os serviços necessários preventivos e se algo acontecer elas estarão de pronto atendimento.
São João e São Pedro
As festas juninas, salienta a prefeita, foram positivas. “Elas geraram uma renda para as pessoas que alugaram suas residências, nossos comerciantes locais, donos de hotéis e restaurantes, o ambulante informal. “Todas as mercadorias foram vendidas com sucesso e o resultado foi positivo, superior ao esperado. Precisamos evoluir em nossa gestão, melhorando e ouvindo as comunidades, os artistas e os comunicadores”.
Complexo de Segurança Pública
A construção da Delegacia de Polícia Civil na cidade e das bases da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros está sendo realizada. Após isso, Eliana disse que construirá a base da Guarda Municipal para fazer um complemente e ficar um complexo e ficar todas as forças de segurança do município na mesma unidade.
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Tempo limpo