A crise diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos ganhou um novo contorno nesta segunda-feira, 14, após o governo Donald Trump voltar a ameaçar o país.
As novas intimidações continuam sendo motivadas pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu pelos atos golpistas, do dia 8 de janeiro de 2023.
Desta vez, a mensagem também abrangeu o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e foi anunciada por meio das redes sociais do subsecretário governamental, Darren Beattie.
“O presidente Trump enviou uma carta impondo consequências há muito esperadas ao Supremo Tribunal de [Alexandre de] Moraes e ao governo Lula por seus ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio com os EUA”, diz um trecho da publicação.
O governo americano voltou a considerar como “vergonha” os ataques do Brasil ao ex-mandatário e diz que “estão muito abaixo da dignidade das tradições democráticas do Brasil”.
As declarações acontecem no mesmo dia em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve apresentar as alegações finais na ação contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
Hoje é o último dia do prazo para a entrega do documento ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Além disso, o presidente Lula (PT) também vai assinar hoje o decreto que regulamenta aLei de Reciprocidade Econômica após o tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras enviadas ao EUA, que deve entrar em vigor no dia 1º de agosto.
A medida, que terá fortes impactos na economia brasileira e também na economia baiana, surge como uma forma de retaliação ao país devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, inicia o texto de Trump.
Na mensagem, o norte-americano considera a relação comercial entre os país como desequilibrada e “longe de ser recíproco”. Nesse sentido, o presidente diz ser necessário o afastamento com o Brasil.
“Entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do sistema atual”.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado


