A formação da federação entre o União Brasil e o Progressistas (PP) avança nos bastidores e deve ser oficializada na próxima terça-feira (29), após um acordo entre os presidentes nacionais das duas siglas, Antônio Rueda (União) e o senador Ciro Nogueira (PP-PI). Com isso, já se iniciam os movimentos para definir quem comandará a estrutura nos estados, e na Bahia o embate já começou.
O presidente estadual do PP, deputado federal Mário Negromonte Jr., encaminhou um ofício a Ciro Nogueira solicitando que a definição sobre o controle da federação na Bahia fique a cargo da direção nacional, seguindo o modelo que será adotado em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe.
No documento, enviado à cúpula do PP, o parlamentar baiano menciona que, assim como em São Paulo, onde o PP deve indicar Guilherme Derrite para presidir a federação, e no Rio de Janeiro, com o nome do deputado federal Dr. Luizinho, a Bahia também quer a oportunidade de apresentar seu projeto político e disputar o comando da estrutura.
No ofício, Negromonte afirma que “repassar à outra agremiação a coordenação estadual da nova federação” resultará na saída de toda a bancada estadual do Progressistas e da maioria dos prefeitos. “Tal movimento chegará a nossa bancada federal, enfraquecendo e praticamente extinguindo a representação do Progressistas baiano no Congresso que hoje é pujante”, alegou.
“Isto posto, solicitamos de V.Ex.ª que, a exemplo de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe que em termos numéricos possuem parlamentares de Progressistas e União Brasil semelhantes à Bahia, a gestão da Federação em nosso estado seja nacionalizada, para que as questões regionais e diferenças políticas sejam administradas de forma equânime, sendo conduzida de forma justa e imparcial”, solicitou ele no ofício.
Mín. 22° Máx. 25°
Mín. 22° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado