Líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será candidato à reeleição em 2026 e descartou qualquer possibilidade de o PT apresentar outro nome. “Não existe plano B. É ele o nosso candidato”, disse o parlamentar, em entrevista à TV ANC, do Ceará.
Guimarães afirmou que Lula está “com a saúde de ferro” e que o governo chegará ao fim do ano “muito bem avaliado”, apesar da queda recente nas taxas de aprovação. “O governo está fazendo de tudo para entregar tudo aquilo que foi prometido em 2025”, disse.
O deputado atribuiu parte da queda na popularidade a uma informação falsa divulgada por parlamentares da oposição, entre eles o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), sobre mudanças nas regras do Pix. Segundo Guimarães, o boato causou desgaste e levou o governo a recuar na proposta.
Apesar do cenário, o deputado demonstrou confiança na disputa eleitoral. “Vamos disputar as eleições: seja com o ex-presidente ou com qualquer outro candidato”, afirmou, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, mas continua a se movimentar politicamente.
Com a indefinição sobre a candidatura de Bolsonaro, nomes como os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União-GO), Ratinho Jr. (PSD-PR), Pablo Marçal (PRTB-SP) têm sido apontados como possíveis alternativas da direita.
Segundo Guimarães, no entanto, Lula continua liderando as pesquisas. “Mesmo com essa queda na popularidade, as pesquisas mostram que Lula ganha de todos”, disse. A última pesquisa Datafolha aponta o presidente à frente em todos os cenários de primeiro e segundo turnos.
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online
Operação Zargun TRF-2 mantém prisão de TH Joias e outros cinco investigados da Operação Zargun
Concurso Justiça suspende concurso público de Santanópolis por suspeita de fraude 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo



