O presidente do PT em Feira de Santana, Gerinaldo Costa, falou sobre as eleições que acontecerão para os diretórios a nível municipal, estadual e federal. Gerinaldo diz que, apesar de todos os solavancos que o partido vem sofrendo ao longo dos seus 45 anos, ele continua vivo e dando exemplo de como se constrói a democracia. “Dia 6 de julho vai acontecer em todo o Brasil o processo de eleições diretas. É uma eleição em todos os níveis e vamos eleger nossos presidentes e presidentas dos diretórios. E com uma novidade: teremos urna eletrônica”.
O PT conta com o apoio da Justiça Eleitoral em outros momentos utilizando urnas, mas essa é a primeira vez que a urna eletrônica será utilizada, ressalta. Em Feira de Santana, o processo eleitoral já está acontecendo há alguns dias e na próxima segunda-feira (14) encerra-se o prazo para a inscrição de chapas e candidaturas a presidência. “Nesse momento, as forças internas do nosso partido estão se movimentando e algumas montando suas chapas e outras procurando fazer composição”.
Gerinaldo não concorrerá a reeleição. “Já fui presidente do partido ao longo desses 45 anos várias vezes. Em 2019, na última eleição, fizemos uma composição para ficarmos na vice, acompanhando Ivanide Santa Bárbara durante dois anos e depois faríamos um rodízio. Mas ela foi acometida por um problema de saúde e assumi a presidência em 2020 e estou encerrando meu mandato em julho”.
Ele ressalta que essas eleições eram para ter acontecido em 2023, já que os mandatos são de quatro anos, mas não foi possível e a direção nacional adiou. “Não deu para fazer o ano passado por conta das eleições gerais para prefeitos e vereador e está acontecendo agora em julho. Mas não serei mais candidato”.
Após as inscrições das candidaturas, Gerinaldo disse que o PT abrirá um debate interno para a discussão das propostas. “Convido todos os três mil filiados e filiadas para participar dessas discussões e irem as urnas eletrônicas confiáveis no dia 6 de julho”.
Renovação
Algumas lideranças defendem a renovação do partido, o que ele concorda. “Mas não basta renovar em termos etários, ou seja, tirar os velhos e colocar pessoas novas. Essa renovação que eu defendo é inclusive de ideias de como o partido deve continuar aprofundando sua luta para conseguir mais vitórias no que diz respeito ao que a classe trabalhadora e o povo brasileiro precisam para sair dessa desigualdade social terrível que o país se encontra. E também que o partido tenha uma sinergia com as massas para que aquilo que nós estejamos propondo e defendemos eles estejam mobilizados para obter as conquistas”.
Na última eleição, Zé Neto perder a sua sexta eleição na cidade, ainda que por uma pequena diferença. Gerinaldo acredita que, para as próximas eleições, ainda não se sabe se o candidato será ele ou alguém das novas lideranças que estão surgindo. “Isso aí só com o tempo é que vamos poder dizer de forma madura. O que eu penso é que temos que ter sabedoria, capacidade de apresentar para o povo de Feira um projeto com um nome para que possamos fazer com que definitivamente Feira de Santana seja governada pelas lideranças do PT e seus aliados”.
Popularidade de Lula
Nas últimas pesquisas, a popularidade do presidente Lula tem caído no Brasil. Mas isso não é o que causou essa reformulação no partido nas três esferas nacionais. “Essa reformulação já vem há algum tempo. Sobre a popularidade de Lula, tem uma série de fatores que devemos considerar para poder analisar. Estamos vivendo um momento difícil onde temos uma base aliada que dá sustentação ao governo, mas sem maioria no parlamento. A esquerda tem um número pequeno no parlamento. O outro fator é que precisamos entender a conjuntura que estamos vivendo a nível nacional e internacional. Uma dessas questões que contribuem para a baixa popularidade é o custo de vida, que é um desafio para todos os setores da sociedade e vem da própria conjuntura mundial. Não depende apenas do presidente”.
Gerinaldo acredita ainda que não há divulgação do que o governo Lula está fazendo. “Os benefícios que ele construiu em seu primeiro mandato, está retornando e que foi destruído pelo governo anterior, da Farmácia Popular ao Minha Casa, Minha Vida. Na medida em que a população for tomando conhecimento disso, tenho certeza que isso mudará. As pesquisas para 2026 já estão sendo feitas e Lula está ganhando todas. O que há ainda é um senso crítico da população em relação aos benefícios que ainda não são conhecidos pelos brasileiros”, finaliza.
Mín. 23° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsas