Em entrevista ao site, o deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) apontou a segurança pública, a saúde e a educação como prioridades para um eventual novo governo na Bahia, caso o governador Jerônimo Rodrigues (PT) não seja reeleito em 2026. Segundo ele, a sensação de insegurança tem crescido, e é necessário reformular a política de segurança para aumentar a efetividade das ações policiais.
Na área da saúde, Alan Sanches pontuou a fila da regulação e criticou a estratégia do governo estadual, que, segundo ele, substitui hospitais em vez de ampliar o número de leitos. Ele defendeu uma reestruturação da rede de atendimento para reduzir o tempo de espera por exames e cirurgias. Sobre a educação, o parlamentar reconheceu os investimentos em infraestrutura, mas afirmou que é preciso investir também na qualificação dos professores e no material didático. Ele argumentou que o governo tem falhado em planejamento, resultando em escolas superdimensionadas em algumas localidades e falta de melhorias na qualidade do ensino.
Na ocasião, o deputado comentou a movimentação política do governador Jerônimo Rodrigues, que tem buscado apoio de prefeitos da oposição. Para ele, essa estratégia reflete a baixa popularidade do governo, que, segundo pesquisas mencionadas por ele, teria perdido apoio desde a eleição, em 2022. Alan também avaliou que a situação econômica do país pode impactar negativamente tanto o governador quanto o presidente Lula (PT).
Questionado sobre se apesar do favoritismo de ACM Neto nas pesquisas, também se comentou há alguns meses a possibilidade de ACM Neto não disputar e vir outro candidato, Sanches disse que essa possibilidade não existe. "Chances zero. Já batemos o martelo, ACM Neto é o nosso candidato. Bruno Reis teve uma excelente votação, é um grande articulador, e estará sendo o nosso articulador e vai ser, digamos assim, responsável pela campanha de ACM Neto à vitória. Dessa vez nós teremos um grande candidato também à presidência, pela direita e centro-direita, que possivelmente será Tarcísio de Freitas. Tarcísio de Freitas, sendo o nosso presidente, não tenha dúvidas que ACM Neto é governador da Bahia".
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas